O Paço das Artes recebe, no dia 13 de agosto, Ã s 19h, o Red Bull Arte do Movimento. Pela primeira vez no Brasil, o evento traz os melhores atletas das modalidades parkour e freerunning do mundo.
O freerunning (ou —corrida livre—) pode ser entendido como uma modalidade nascida a partir do parkour, a arte do deslocamento em que praticantes buscam a máxima eficiência para transpor obstáculos urbanos sem fins competitivos, utilizando saltos e outras habilidades corporais. O freerunning, por outro lado, incorpora saltos mortais e acrobacias e aspectos artÃsticos à prática, buscando dar maior plasticidade aos movimentos integrados ao ambiente das cidades.
No Red Bull Arte do Movimento, os freerunners serão avaliados por uma comissão de jurados seguindo quatro critérios: criatividade, ritmo, dificuldade e estilo. Na primeira fase, cada um dos 20 participantes terá um minuto para adaptar seu estilo ao complexo percurso da arquitetura de concreto do edifÃcio anexo ao Paço das Artes. Oito atletas avançam para a final, que definirá o campeão.
—Abrigar um evento como esse vai ao encontro da vocação do Paço em promover a arte urbana, com ações que envolvem a cultura underground — especialmente com a reativação do Espaço Subsolo, que já recebeu mostras como a I/LegÃtimo—, afirma Priscila Arantes, curadora e diretora técnica da instituição.