MaPA

MaPA – Memória Paço das Artes é uma plataforma digital de arte contemporânea que reúne todos os artistas, críticos, curadores e membros do júri que passaram pela Temporada de Projetos desde sua criação em 1996.

A plataforma, composta por imagens, textos, vídeos e entrevistas – especialmente desenvolvidas, desde 2014, para este projeto – foi pensada para ser um dispositivo não somente de pesquisa, mas de memória de parcela significativa da jovem arte contemporânea brasileira.

O Paço das Artes, por não ser um museu no sentido estrito da palavra e, portanto, por não possuir uma coleção de obras de arte, torna seu trabalho de registro o eixo fundamental de seu acervo. Poderíamos dizer que as ações do Paço das Artes constituem em uma espécie de museu imaginário, tal como o definiu André Malraux. O acervo do Paço das Artes são os artistas, as atividades, os curadores, críticos, educadores e público que por aqui passaram.

A partir da estruturação da sua nova sede no bairro de Higienópolis, em 2020, o Paço das Artes iniciou o planejamento para a formação do seu acervo artístico e para a continuidade da organização do seu arquivo institucional. O acervo artístico será constituído por obras de artistas contemporâneos brasileiros, preferencialmente em dimensões digitais, e que se relacionam com a programação cultural do Paço das Artes, em especial a Temporada de Projetos.

O MaPA dá continuidade a um projeto curatorial mais amplo desenvolvido desde 2010 por Priscila Arantes no Paço das Artes voltado para ações, reflexões e curadorias específicas em torno aos dispositivos arquivais e de registro da arte contemporânea. A trilogia curatorial formada pelos projetos Livro_Acervo (2010), Para além do arquivo (2012) e Arquivo vivo (2013), juntamente com o lançamento do edital para Residência de Grupo de Estudos Curatoriais (2014), voltado para a pesquisa em torno ao arquivo e a história do Paço das Artes, são alguns dos exemplos desse projeto curatorial mais amplo.

O MaPA, nesse sentido, pode ser visto não somente como um dispositivo de resgate de parcela da trajetória do Paço das Artes, mas também como uma tentativa de preservação do patrimônio cultural brasileiro.

Para além de ser um projeto fechado, o MaPA é um grande work in progress, construído e alimentado pelas novas contribuições e ações da produção jovem brasileira que ainda estão por vir.

Governo do Estado de SP