O Paço das Artes —instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo— inaugura no dia 29 de janeiro —A história dos nossos gestos—, primeira exposição da Temporada de Projetos 2019. A mostra, do artista selecionado Haroldo Saboia, fica em cartaz até 24 de março no MIS, o Museu da Imagem e do Som, e tem entrada gratuita.
—A história dos nossos gestos—, cujo tÃtulo foi emprestado por Haroldo Saboia do livro homônimo do historiador e antropólogo potiguar Câmara Cascudo, apresenta imagens históricas do perÃodo pré-construção de BrasÃlia até a construção do memorial Juscelino Kubitschek, no começo da década de 1980, também localizado no Distrito Federal.
Por meio de vÃdeos e fotografias, Saboia objetiva tensionar relações na história recente do Brasil e mapear uma história menor que a compõe, apresentando imagens de gestos de indivÃduos deste perÃodo, polÃticos ou anônimos. Tal cruzamento contribui para a construção de uma memória imagética e documental que pensa a ambivalência de BrasÃlia no sentido de integração nacional e, ao mesmo tempo, de caráter de vigilância e opressão.
Segundo o artista, a mostra —gera relações e entendimentos sobre o atual momento histórico do paÃs como os 30 anos da redemocratização brasileira—. E, também, levanta questionamentos como —O que podemos encontrar nessa coreografia social que observamos ao juntar tais imagens?— e —O que aprendemos com esses gestos?—.
Dentre as obras apresentadas na exposição estão Didática do Contato, projeção de vÃdeo com, aproximadamente, cinco minutos de duração em que uma mão toca e marca uma superfÃcie lisa, e Integração Nacional, um painel com 76 fotografias gestuais, coloridas e em preto e branco, de personagens de BrasÃlia em ação, com foco, principalmente, em suas mãos.
Sobre a Temporada de Projetos
A vocação experimental do Paço das Artes é constatada, principalmente, por meio da Temporada de Projetos, que foi criada com o objetivo de abrir espaço à produção, ao fomento e à difusão da prática artÃstica jovem. Concebida em 1996, a Temporada de Projetos teve sua primeira exposição realizada em 1997 e se tornou, ao longo dos anos, um rico celeiro para a cena da jovem arte contemporânea brasileira.
Anualmente, a Temporada abre uma convocatória nacional selecionando nove projetos artÃsticos e um projeto de curadoria para serem desenvolvidos e produzidos com o respaldo do Paço das Artes. Os selecionados recebem acompanhamento crÃtico, a publicação de um catálogo sobre suas obras e um cachê de exibição. Desde seu surgimento, quando ainda era bienal (tornando-se anual em 2009), o programa possibilita a emergência de inúmeros artistas, curadores e crÃticos, muitos deles presentes na cena artÃstica contemporânea. O júri da atual Temporada é composto por Ana Pato, Hugo Fortes, Márcio Harum, Priscila Arantes e Thereza Farkas.
Em 2014, o Paço das Artes lançou a plataforma digital MaPA (mapa.pacodasartes.org.br), concebida por Priscila Arantes, que reúne todos os artistas, curadores, crÃticos e membros do júri que passaram pela Temporada de Projetos.
Serviço
Temporada de Projetos 2019
Projeto selecionado: “A história dos nossos gestos”
Artista: Haroldo Saboia
Júri: Ana Pato, Hugo Fortes, Márcio Harum, Priscila Arantes e Thereza Farkas
Abertura: 29 de janeiro, terça-feira, Ã s 19h
Visitação: até 24 de março de 2019
Grátis
Paço das Artes no MIS
Av. Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo, SP; tel.: (11) 2117-4777
Horários: terça a sábado, das 12h à s 20h; domingo e feriado, das 11h à s 19h
Agendamentos de visitas orientadas: educativo@pacodasartes.org.br
Fale conosco: pacodasartes@pacodasartes.org.br
Informações para a imprensa – Paço das Artes
Flávio Silva | flavio.silva@pacodasartes.org.br | (11) 2117-4777 – ramal 432