O site do Paço das Artes traz os textos de Mario Gioia, Fernanda Lopes e Juliana Monachesi, que realizaram o acompanhamento crÃtico dos trabalhos de Daniela Seixas, Felippe Moraes e Ivan Grilo durante a Temporada de Projetos 2011.
Esgarçaduras esferográficas – texto de Mario Gioia sobre a exposição A riscar, de Daniela Seixas
Notas sobre desenhos, escritos, relatos, cartões-postais – Mario Gioia entrevista Daniela Seixas
Questões sem resposta – texto de Fernanda Lopes sobre a exposição Construção, de Felippe Moraes
Notas sobre a dimensão humana na arte – Fernanda Lopes escreve sobre o trabalho de Felippe Moraes
Desmonumento à fotografia – texto de Juliana Monachesi sobre a exposição Ninguém, de Ivan Grilo
Pela absoluta necessidade de que as coisas desapareçam – Juliana Monachesi entrevista Ivan Grilo
As exposições A riscar, de Daniela Seixas, Construção, de Felippe Moraes, e Ninguém de Ivan Grilo, formam a terceira e última etapa do programa e estão abertas para visitação gratuita até o dia 4 de dezembro.
Sobre a Temporada de Projetos
Ação pioneira no Brasil, criada em 1997, a Temporada de Projetos se tornou um celeiro de artistas, crÃticos e curadores. Ao participarem dessa ação, os artistas têm a oportunidade de serem avaliados por crÃtica, público e classe artÃstica. Desde seu surgimento, já alçou ao cenário cultural mais de uma centena de profissionais, entre artistas, curadores e crÃticos, contabilizando mais de cinquenta exposições.
O programa tem como objetivo o fomento à s manifestações artÃsticas contemporâneas, sem restrição ao suporte utilizado pelo artista ou coletivo. Além de promover a produção artÃstica por parte dos selecionados, o Programa ainda incentiva a reflexão teórica, já que cada projeto recebe uma apreciação crÃtica por um especialista convidado.
Entre os nomes de artistas que despontaram ao longo da trajetória da Temporada de Projetos, estão Gisela Motta, Leandro Lima, Lia Chaia, Daniela Kutschat, Rejane Cantoni, Ricardo Carioba, Raquel Kogan, Cine Falcatrua, Ana Holck, Marcellvs L., Débora Bolsoni. No campo da curadoria, destacaram-se Christine Mello, Kiki Mazzucchelli e Ãrika Fraenkel. Sua realização também contribuiu para o fortalecimento da jovem crÃtica, com contribuições de Fernando Oliva, Juliana Monachesi, José Augusto Ribeiro, Cauê Alves, Paula Alzugaray, Daniela Maura Ribeiro, Guy Amado, Fernanda Albuquerque e Daniela Castro.