Carregando Eventos

Quando a arte encontra o cinema

Curso on-line

Data

05/12/2022 a 06/12/2022

5 e 06 de dezembro, segunda e terça, das 19h às 21h 

Valor: gratuito 

Vagas: 40  

Local: on-line

Critério de seleção: ordem de chegada das inscrições 

INSCREVA-SE

Desde o nascimento do cinema, o encontro com as artes plásticas acontece das mais diversas formas. Inspiração para cenários, reconstrução absoluta de telas em cenas, presença de quadros famosos nas narrativas e até mesmo movimentos artísticos que se interseccionam. Nesse mergulho, é possível perceber o quanto a arte segue sendo uma fonte rica de aprimoramento e desafios para a estética da narrativa dos filmes.  

Aula 1 | Introdução ao conceito de sétima arte e o que é o belo. Encontros expressivos das artes plásticas com o cinema (futurismo italiano, expressionismo alemão, surrealismo) 

Aula 2 | Movimentos artísticos que inspiraram diretores e filmes (surrealismo, renascimento, romantismo, Bauhaus, pop art, cubismo , afrofuturismo). Filmes de artistas. 

Sobre a professora:

Paula Jacob
é jornalista especializada em cinema e literatura, editora-chefe da revista Claudia e escritora. Pós-graduanda em Semiótica Psicanalítica – Clínica da Cultura (PUC-SP) e bacharela em Jornalismo (ESPM-SP), ministra cursos e palestras sobre estética no cinema, literatura contemporânea e escrita desde 2019. Trabalhou nas redações da Harper’s Bazaar, Casa Vogue – onde também assinava a coluna A Arte do Cinema – e Glamour. A intersecção das artes é o que permeia sua atuação jornalística e acadêmica. 

INSCREVA-SE

agenda
Governo do Estado de SP