Data
13/03/2014 a 20/04/2014
Ampliar a percepção humana, ou seja, sentidos como visão, audição e tato, é algo frequentemente associado a super-heróis, mas esse objetivo ganha um caráter de experimentação tecnológica e reflexão artÃstica com o projeto Hibrida: prototipagem experimental de ampliadores de percepção.
Trata-se de um projeto de fomento a produção e inovação tecnológica com os recursos que temos disponÃveis no mercado. Um projeto de encontros, conexões entre: ações em laboratório de prototipagem de eletrônica experimental; conversas sobre arte, ciências e biotecnologia; e prática de percepção corporal com os dispositivos ampliadores de percepção construÃdos no laboratório de prototipagem.
O projeto começa no Brasil (na USP entre 17 de março e 2 de maio de 2014) e encerra no México (na UNAM entre 12 de maio e 28 de junho). No Brasil, os encontros teóricos (eixo conceitual) acontecem no Paço das Artes nas sextas feiras, entre 9h e 13h. O eixo prático (laboratorial) acontecerá de segunda a quinta no InovaLab-Poli.
Criar conexões, aumentar a potência dessas ideias, discutir o papel do corpo em meio à s inovações (bio)tecnológicas são pontos centrais do projeto. As atividades teóricas, palestras e oficina, são abertas e gratuitas. Serão 5 encontros no Paço das Artes, todas as sextas-feiras entre 21 de março a 20 de abril.
As atividades de laboratório serão limitadas aos participantes que se inscreveram na chamada pública realizada em janeiro. As atividades teóricas serão o suporte para o laboratório e um lugar para que esses encontros possam ser aprofundados de forma técnica e poética. Ã um desafio juntar profissionais tão distintos em um mesmo projeto; é ousado porque nos tira de nossas zonas de conforto, nos impulsionando para ir além de nossas expectativas.
à por isso também que esses encontros serão abertos ao público, aqueles que não puderam se comprometer com 7 semanas de trabalho, são de fora da cidade ou que tem interesse em algum tópico especÃfico. São todos bem vindos gratuitamente.
Laboratório InovaLab
17 de março a 2 de maio de 2014
Turma 1: segundas e quartas, das 19h à s 22h—¨
Turma 2: terças e quintas, das 9h à s 12h
Palestras (eixo teórico)
21 de março | Sala do Triângulo
9h às 11h
Como ouvimos? Um panorama fisiológico, com o cirurgião Luiz Carlos Barboza Jr
11h às 13h
Escuta cognitiva, com o músico e cientista cognitivo Sérgio Basbaum
28 de março | Sala do Triângulo
—¨9h à s 11h
Como vemos? Um panorama fisiológico, com a cirurgiã Christina Joselevitch—¨
11h às 13h
Fotometria — a perspectiva de visão dos devices, com o pesquisador Balázs Vince Nagy
04 de abril | Sala Triângulo—¨
9h às 11h
Biomecatrônica, estruturas para corpos, com o professor de biomecatrônica Arturo Forner-Cordero
11h às 13h
Estruturas poéticas, com o artista multimedia Guto Nóbrega
11 de abril | Espaço Subsolo do Paço das Artes
—¨9h à s 11h
Subersão dos sistemas, com o artista multimedia e curador Marcus Bastos
11h às 13h
Biotecnologia, com o biotecnólogo Andrés Ochôa
18-20 de abril | Espaço Subsolo do Paço das Artes
9h às 13h
Oficina especial de prática corporal com os acoplamentos desenvolvidos no lab, com o coreógrafo Alejandro Ahmed