Data
24/03/2014 a 29/03/2014
No dia 29 de março, Ã s 17h, o Paço das Artes realiza o lançamento do livro —Narrativas Sensoriais: ensaios sobre cinema e arte contemporânea—, de Osmar Gonçalves. Para saber como adquirir um exemplar, clique aqui.
O livro é uma coletânea contemplada com o prêmio FUNARTE de EstÃmulo à produção em Artes Visuais (2013) e traz ensaios de Beatriz Furtado, Cristian Borges, DenÃlson Lopes, Consuelo Lins, André Parente, Philippe Dubois, Kátia Maciel, Eduardo de Jesus, Priscila Arantes, PatrÃcia Moran, Andréa França, PatrÃcia Machado e Cezar Migliorin.
“Narrativas Sensoriais” se dedica a pensar uma série de trabalhos contemporâneos que parecem compor uma certa constelação, uma famÃlia ainda que instável, no modo como compartilham certas temáticas e modos de abordagem.
“Narrativas Sensoriais” se dedica a pensar uma série de trabalhos contemporâneos que parecem compor uma certa constelação, uma famÃlia ainda que instável, no modo como compartilham certas temáticas e modos de abordagem.
Trata-se de obras que se sustentam na autonomia da imagem, que apostam em sua força plástica e fragmentária mais do que na narração ou em qualquer outra articulação de linguagem.
Produzidos nos últimos 20 anos, esses filmes e instalações recusam a ideia da arte como representação e afirmam uma compreensão do audiovisual que vai além do —contar histórias—.
De fato, se há narrativa nesses trabalhos, trata-se de narrativas mÃnimas ou incipientes, de formas expressivas ligadas a uma lógica do sensÃvel.
A hipótese é de que essas obras põem em jogo narrativas sensoriais, formas expressivas que funcionam através de blocos de sensações, de um sistema de impressões Ãnfimas, imperceptÃveis, daquilo que Leibniz e José Gil (2005) chamaram de pequenas percepções.
SUMÃRIO
SUMÃRIO
Introdução — Osmar Gonçalves
Um campo difuso de experimentações — Beatriz Furtado
Mais perto do coração selvagem (do cinema) — Cristian Borges
Sensações, afetos e gestos — DenÃlson Lopes
Ex-isto: Descartes como figura estética do cinema de Cão Guimarães — Consuelo Lins
Moving Movie — Por um cinema do performático e processual — André Parente
A questão da —forma-tela—: espaço, luz, narração, espectador — Philippe Dubois
Suspense — Kátia Maciel
Duas ou três coisas que sei sobre ela — Eduardo de Jesus
Imagem e mÃdia como forma de pensamento: narrativas múltiplas, cinema e banco de dados — Priscila Arantes
A repetição da diferença jogos entre sons e imagens — PatrÃcia Moran
A imagem-excesso, a imagem-fóssil, a imagem-dissenso: três propostas cinematográficas para a experiência da ditadura no Brasil — Andréa França e PatrÃcia Machado
Ensaio na revolução: o documentarista e o acontecimento — Cezar Migliorin
LANÃAMENTO DO LIVRO
29 de março de 2014, sábado, Ã s 17h
Grátis | Livre
