Carregando Eventos

Narrativas míticas na animação contemporânea

Curso on-line

Data

07/12/2022 a 08/12/2022

07 e 08 de dezembro, segunda e terça, das 19h às 21h  

Valor: gratuito 

Vagas: 40  

Local: on-line

Critério de seleção: ordem de chegada das inscrições 

INSCREVA-SE

A arte contemporânea tem como uma de suas características promover imersões e questionamentos a partir de linguagens como o cinema, que tem evoluído não só em técnica visual, mas na maneira como suas narrativas são desenvolvidas. Pensando nisso, o curso traz o debate sobre três obras da Disney Pixar que utilizam a narrativa mítica para provocar no público questões essenciais da humanidade. 

Utilizando os conceitos da “Jornada do herói” de Joseph Campbell, dos arquétipos de Carl Jung e das regras da Pixar para contar histórias, o curso abordará os longas animados da Pixar: “Wall-E” (2008), “Divertidamente” (2015) e “Soul” (2020), que se conectam ao abordar as relações e emoções humanas, visando ampliar a identificação do público com as questões e temas propostos em seus filmes. 

Os três filmes funcionam como um tratado atemporal do comportamento humano. 

Aula 1 | A narrativa mítica, a jornada do herói, o jeito de contar histórias da Pixar / 

“Wall-e” (2008): A arca da humanidade 

Aula 2 | “Divertidamente” (2015): a emoção que se conecta com o outro 

“Soul” (2020): Qual é o propósito e a missão da vida humana? 

Sobre o professor

Diego Andrade
é jornalista, formado pela Universidade Federal do Pará, em 2007. Atuou como repórter do jornal Diário do Pará e coordenou a redação on-line por dois anos. Atuou como repórter do Governo do Estado do Pará por quatro anos, quando conquistou o prêmio de 2º melhor reportagem web na 4ª edição do Prêmio Hamilton Pinheiro de Jornalismo. Foi assessor de imprensa em agências de comunicação no Pará e em São Paulo. Atualmente, é consultor e produtor de conteúdo freelancer e já ministrou mais de 15 cursos de escrita criativa no Museu da Imagem e do Som (MIS) de São Paulo. 

INSCREVA-SE

agenda
Governo do Estado de SP