Carregando Eventos

Mulheres na história da arte: para além de Artemisia Gentileschi

Curso on-line

Data

03/04/2023 a 10/04/2023

03, 05 e 10 de abril, segundas e quartas, das 19h às 21h

Valor: R$110   

Vagas: 40  

Local: on-line

INSCREVA-SE

Artemisia Gentileschi (1593-1653) foi uma pintora barroca que se tornou um dos ícones na revisão de uma história da arte, que, tradicionalmente, excluiu mulheres de suas páginas. Como ela, podemos ainda citar também Camille Claudel (1864-1943). Mas, e as artistas não brancas? Estas acabam sendo ainda mais excluídas da historiografia da arte. A revisão da presença e atuação feminina na história em geral e na história da arte em particular está só no início. 

Assim, este curso tratará das mulheres na história da arte, apresentando pesquisas recentes que resgataram suas produções, discutindo trabalhos nas artes visuais desde a arte rupestre até os dias de hoje, considerando também o papel das mulheres como criadoras de conhecimento artístico e científico. 

Aula 1 | Genocídio/epistemicídio e a relação com o racismo/sexismo na produção de conhecimento e arte. 

Aula 2 | Novos olhares sobre a produção visual realizada por mulheres. 

Aula 3 | Mulheres na arte contemporânea: melhores condições agora que no passado? 

Sobre a professora

Valeria Peixoto de Alencar
possui graduação em História pela Universidade de São Paulo (1998), Mestrado em Artes (2008) e Doutorado em Artes (2015) pelo Instituto de Artes – UNESP. Possui experiência na área de Educação em Museus, Educação Patrimonial e Mediação Cultural. Colaboradora da empresa Arteducação Produções, desde 2001, atuando como educadora, supervisora, coordenadora e formadora de educadores para exposições. Como docente, tem experiência como professora de História na Educação Básica e, no Ensino Superior, como professora nos cursos de Licenciatura em História, Pedagogia e Licenciatura em Artes, nas disciplinas relacionadas a Patrimônio Cultural e História da Arte. 

INSCREVA-SE

agenda
Governo do Estado de SP