Rua Albuquerque Lins, 1345
Higienópolis
São Paulo, SP, Brasil
CEP 01230-001
+55 (11) 4810-0392
faleconoscopda@pacodasartes.org.br

Carregando Eventos

Modernismo desde aqui | Bate-papo com artistas | André Ricardo, Eneida Sanches e Taygoara Schiavinoto

Programação paralela à exposição “Modernismo desde aqui”

Data

07/05/2022

Data: 07 de maio, sábado, das 15h às 17h 

Local: Paço das Artes  



Ingresso:—¯Gratuito—¯ 



Classificação: Livre—¯

Como parte da programação da exposição “Modernismo desde aqui”, neste bate-papo os artistas André Ricardo, Eneida Sanches e Taygoara Schiavinoto são convidados a conversar com o público e o com curador Claudinei Roberto da Silva sobre suas trajetórias, as obras exibidas e, ainda, as possíveis relações com as demais proposições presentes na mostra. 

Sobre os artistas: 

André Ricardo (São Paulo, SP, 1985) é formado em Artes Visuais pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, realizou diversas exposições individuais e coletivas no Brasil, Portugal e, mais recentemente, na Espanha. Suas obras integram coleções privadas e acervos públicos, como do Instituto Inhotim (Brumadinho, MG), Museu de Arte de Ribeirão Preto (Ribeirão Preto, SP), Casa da Cultura da América Latina da Universidade de Brasília (Brasília, DF) r Museu Casa do Olhar Luiz Sacilotto (Santo André, SP). 



Eneida Sanches (Salvador, Bahia, 1962) explora em sua pesquisa artística as múltiplas dimensões da gravura, perpassadas por sua sensibilidade afrorreligiosa. Ourives, a artista é herdeira de uma rica tradição de profissionais que confeccionaram as joias de Axé, os ferros de santo, as joias de crioula e outros adornos de corpo que compõem a grandeza da joalheria afro-brasileira. 



Taygoara Schiavinoto (Ribeirão Preto, SP, 1985) é formado em Artes Visuais pela Universidade de São Paulo e escolheu a escultura como especialização. Ao longo dos anos, desenvolveu diversos objetos de uso cotidiano, como brinquedos e utensílios domésticos. Por trás de cada produção, existe um exaustivo processo de pesquisa em que se aprofundam desde técnicas modernas de marcenaria até processos e fazeres artesanais que há muito foram esquecidos. 

Sobre o curador: 

Claudinei Roberto da Silva (São Paulo, SP, 1963) é professor, curador e artista visual licenciado pelo Departamento de Arte da Universidade de São Paulo. Como curador, realizou diversas exposições, entre elas a “13ª Bienal Naïfs do Brasil”, no Sesc Piracicaba, e “Pretatitude. Insurgências, emergências e afirmações. Arte afro-brasileira contemporânea” em várias unidades do Sesc São Paulo. Coordenou o Núcleo Educativo do Museu Afro Brasil. 

agenda
Governo do Estado de SP