Data
01/11/2014 a 07/12/2014
O Paço das Artes desempenha mais uma vez seu papel pioneiro no cenário da jovem arte contemporânea brasileira e lança no dia 1º de novembro (sábado) a plataforma digital MaPa: Memória Paço das Artes (http://mapa.pacodasartes.org.br) e uma exposição homônima. A idealização é de Priscila Arantes, diretora técnica e curadora do Paço das Artes.
MaPA é uma plataforma digital de arte contemporânea, que reúne todos os artistas, crÃticos, curadores e membros do júri, que passaram pela Temporada de Projetos desde sua criação em 1996. A plataforma é composta por imagens, textos crÃticos, entrevistas e vÃdeos (produzidos especialmente para o projeto, desde o inÃcio de 2014). Além disso, dá ao visitante a possibilidade de traçar relações entre estes artistas, crÃticos, curadores e jurados.
Já a exposição traz ao público parcela do arquivo do Paço das Artes e raridades, como o vÃdeo em que Jorge Wilheim apresenta a maquete do Centro Estadual de Cultura –cuja construção incompleta é hoje a sede do Paço das Artes na USP–, fotos da inauguração da primeira sede com a presença de Tarsila do Amaral e Di Cavalcanti, fotos das antigas sedes da instituição, registros em foto e vÃdeo de montagens de exposições e vernissages, catálogos de todas as edições da Temporada de Projetos, entre outros. A mostra fica em cartaz até 7 de dezembro.
De acordo com Priscila Arantes, o Paço das Artes, por não ser um museu no sentido estrito da palavra e, portanto, por não possuir uma coleção de obras de arte torna seu trabalho de registro o eixo fundamental de seu —acervo—. —PoderÃamos dizer que as ações do Paço das Artes constituem uma espécie de Museu Imaginário, tal como o definiu André Malraux: o acervo do Paço das Artes são os artistas, as atividades, os curadores, crÃticos, educadores e público que por aqui passaram—, afirma.
Ações de memória
O MaPA dá continuidade a um projeto curatorial mais amplo que vem sendo desenvolvido desde 2010 no Paço das Artes, voltado para ações, reflexões e curadorias especÃficas em torno das discussões sobre o arquivo e o registro da memória da arte contemporânea brasileira.
Entre os destaques deste projeto estão a trilogia curatorial formada pelos projetos Livro_Acervo (2010), Para Além do Arquivo (2012) e Arquivo Vivo (2013), juntamente com o lançamento do Guia do Arquivo do Paço das Artes (2010), e lançamento do novo edital para Residência de Grupo de Estudos Curatoriais (2014), voltado para a pesquisa em torno do arquivo e da história do Paço das Artes. —O MaPa, neste sentido, pode ser visto não somente como um dispositivo de resgate de parcela da trajetória do Paço das Artes mas, também, como uma tentativa de preservação do patrimônio cultural brasileiro—, diz Priscila Arantes.
O lançamento da plataforma digital e da exposição vem acompanhado por uma programação repleta de atividades gratuitas durante todo o mês de novembro. Veja as atrações abaixo:
PROGRAMAÃÃO MaPA
1º de novembro
16h – Abertura MaPA
17h — Abertura da mostra Caixa dos horizontes possÃveis, de Gilbertto Prado/Grupo Poéticas Digitais — Espaço do Quadrado
(Gilbertto Prado, Agnus Valente, Andrei Tho maz, Claudio Bueno, Ellen Nunes, Leonardo Lima, Luciana Ohira, Maria Luiza Fragoso, MaurÃcio Trentin, Nardo Germano, Renata La Rocca e Sérgio Bonilha)
17h – Abertura da mostra Jardim de Epicuro, de Tânia Fraga — Sala de VÃdeo
18h30 – Show UMA no MaPA
No limiar entre site-specific e show de música, UMA propõe uma apresentação multimÃdia, que mesclará as canções do seu recém-lançado EP a imagens e sons de arquivo do Paço das Artes. O grupo é formado por PatrÃcia Dominguez (guitarra e voz), Gustavo Souza (bateria), Moisés (guitarra), João Leão (teclado) e Enio (baixo).
5 de novembro
19h – Mesa-redonda —Memória, registro e arquivo na arte contemporânea—
O público poderá participar do bate-papo com Priscila Arantes, curadora do Paço das Artes e do MaPA, Mário Ramiro, artista e professor da USP e Stella Barbieri, artista e educadora.
8 de novembro
15h – Abertura da exposição da 1ª Residência de Grupo de Estudos Curatoriais (GREC)
O Paço das Artes apresenta a curadoria Performatividade | Memória, desenvolvida por Ananda Carvalho, Christine Mello e Josy Panão.
16h – Coletivo SHN no MaPA
Série de ações colaborativas desenvolvidas pelo coletivo de arte urbana SHN, formado por André Ortega, Daniel Cucatti, Eduardo Saretta, Haroldo Paranhos, Marcelo Fazola e Rogério Fernandes (CDR).
14, 15 e 16 de novembro
A 5ª edição do fórum de performance da BrP (Associação Brasil Performance), com o tema [quando?], tem como questão central as relações entre performance e memória.
14 de novembro
19h30 – 22h00 — Performances e mostra Videomemória
15 de novembro
14h30 — 17h — Mesa-redonda —Registro e Performance: fotografia e vÃdeo—
18h— 21h30 – Performances
14h30 — 21h30 – Mostra Videomemória
16 de novembro
14h30 — 17h — Mesa-redonda —VestÃgio e Performance: o artista e a instituição—
18h — 21h30 – Performances
14h30 — 21h30 – Mostra Videomemória
22 de novembro
14h30 — 16h30 | Paço Criança —Reinventando a memória—
A partir de imagens de arquivos que guardam a memória do Paço das Artes, os pequenos e seus acompanhantes adultos terão a oportunidade de construir novos significados visuais por meio da fotografia.
29 de novembro
15h – LAÃO no MaPA | Espaço Subsolo
O festival multimÃdia une apresentações de música eletrônica, projeções e mostra de vÃdeos. Entre as atrações estão Leonardo Stroka, Pixiequark, João Penoni, Priscilla Cesarino, Danilo Barros, Astronauta Mecânico, Modular Dreams, 100 Lugares Para Dançar, Keroøà ciduSuäväk, Daniel Lie Inkswel, Márcio Vermelho e Davis Hubert.