Data
26/03/2014 a 01/04/2014
A exposição Duplo Olhar, incluÃda na seleção da revista Veja como uma das cinco melhores exposições em cartaz na cidade de São Paulo, realiza, no dia 1º de abril, o lançamento do catálogo da mostra, acompanhado da performance TrÃptico Matera do Grupo EmpreZa. O catálogo bilÃngue tem textos do colecionador Sergio Carvalho, da diretora técnica e curadora do Paço das Artes, Priscila Arantes e da curadora Denise Mattar, e reproduz todas as obras da exposição. O evento terá inÃcio à s 19h, no Paço das Artes.
Numa ação inédita Sérgio Carvalho adquiriu a performance que será apresentada no lançamento. No Brasil há precedentes da aquisição de ações performáticas pelo MAM-SP, mas não por um colecionador particular. A —compra— possibilita ao colecionador realizar a ação determinado número de vezes seguindo estritamente a formatação criada pelo Grupo.
O Grupo EmpreZa foi formado em 2001, em Goiânia – GO / Brasil .
Desde então, eles têm trabalhado especificamente no campo da arte da performance e, mais recentemente, com a criação de vÃdeos e fotografias derivadas de ações de desempenho. Em sua trajetória o Empreza tem participado de várias reuniões de coletivos , residências de arte e exposições nacionais e internacionais. O Grupo acredita na arte como um veÃculo para a expressão polÃtica potencialmente transformadora. Para eles a arte tem a capacidade de mover as pessoas. —Move porque tem poder, e o poder transforma dentro da mente, como Co-moção — diz João Angelini, coordenador do coletivo.
TrÃptico Matera, de 2013, tem cerca de 25 minutos e é realizado por 3 pessoas. Já foi apresentada em 2 festivais, em BrasÃlia e na cidade de Goiás. Na ação são escolhidas 3 matérias que têm alguma relação com a cidade na qual a performance será apresentada. Esses materiais são processados dentro de baldes de metal e aplicados sobre a cabeça dos performers. Em BrasÃlia foi usada a parafina, em Goiás, folhas de ouro. A maneira como o material é processado e aplicado ao corpo também muda, pois tem de se adequar as propriedades da matéria escolhida. Após a aplicação os três performers se encontram e, esfregando as cabeças uns nos outros, misturam os materiais, encerrando a ação. Os materiais de São Paulo serão escolhidos em imersão na cidade precedente à ação.