Data
03/10/2023 a 17/10/2023
03, 05, 10 e 17 de outubro, terças e quintas das 19h às 21h
Local: As aulas acontecem on-line, ao vivo (pelo Zoom), e a gravação pode ser acessada por até uma semana após o último encontro, mediante solicitação.
Valor: R$ 135
O curso tem por objetivo apresentar um panorama da diversidade cultural, estilística e formal presente em produções artísticas de algumas localidades do continente africano, com maior ênfase nos séculos XIX e XX. Os temas discutidos no curso buscam estimular pensamentos críticos sobre o tratamento dado às manifestações artísticas africanas ao longo dos tempos históricos. Essas reflexões implicam em problematizar cargas simbólicas depositadas sobre a África e suas culturas, especialmente por conta dos processos de colonização, escravização e descolonização. Tal abordagem vai ao encontro de movimentos revisionistas da história da arte, presentes em estudos decoloniais.
Aula 1 | Artes nas Áfricas? Problematizações de conceitos e estudos históricos
Aula 2 | Produções de povos africanos ditos tradicionais: estudos de coleções de museus e discussões sobre a diáspora africana
Aula 3 | Modernidade e modernismo: relações entre a arte ocidental de vanguarda e as produções africanas
Aula 4 | A arte contemporânea africana e sua inserção nos circuitos internacionais
Sobre a professora
Adriana Dolci Palma é historiadora e doutoranda em História da Arte pela Universidade de São Paulo e pela Universidade de Münster (Alemanha). Atua nas áreas de pesquisa, curadoria e educação. Integrante do seminário “Conectando a fronteira amazônica: fluidez artística e cultural na modernidade”, promovido pela iniciativa Connecting Art Histories da Fundação Getty. Professora em cursos do Museu da Imagem e do Som e em cursos de pós-graduação do Centro Universitário Belas Artes. Realizou diversos trabalhos junto à Pinacoteca do Estado de São Paulo. Foi pesquisadora no Projeto Leituras de Acervo do Museu Afro Brasil. Fez a curadoria da exposição “Rodrigo Linhares: vivência por reflexo” no MAC USP (2019/2020).