Carregando Eventos

História da arte nas Áfricas: uma introdução

Curso on-line

Data

03/10/2023 a 17/10/2023

03, 05, 10 e 17 de outubro, terças e quintas das 19h às 21h 

Local: As aulas acontecem on-line, ao vivo (pelo Zoom), e a gravação pode ser acessada por até uma semana após o último encontro, mediante solicitação. 

Valor: R$ 135 

INSCREVA-SE

O curso tem por objetivo apresentar um panorama da diversidade cultural, estilística e formal presente em produções artísticas de algumas localidades do continente africano, com maior ênfase nos séculos XIX e XX. Os temas discutidos no curso buscam estimular pensamentos críticos sobre o tratamento dado às manifestações artísticas africanas ao longo dos tempos históricos. Essas reflexões implicam em problematizar cargas simbólicas depositadas sobre a África e suas culturas, especialmente por conta dos processos de colonização, escravização e descolonização. Tal abordagem vai ao encontro de movimentos revisionistas da história da arte, presentes em estudos decoloniais.  

Aula 1 | Artes nas Áfricas? Problematizações de conceitos e estudos históricos 

Aula 2 | Produções de povos africanos ditos tradicionais: estudos de coleções de museus e discussões sobre a diáspora africana 

Aula 3 | Modernidade e modernismo: relações entre a arte ocidental de vanguarda e as produções africanas 

Aula 4 | A arte contemporânea africana e sua inserção nos circuitos internacionais 

Sobre a professora

Adriana Dolci Palma é historiadora e doutoranda em História da Arte pela Universidade de São Paulo e pela Universidade de Münster (Alemanha). Atua nas áreas de pesquisa, curadoria e educação. Integrante do seminário “Conectando a fronteira amazônica: fluidez artística e cultural na modernidade”, promovido pela iniciativa Connecting Art Histories da Fundação Getty. Professora em cursos do Museu da Imagem e do Som e em cursos de pós-graduação do Centro Universitário Belas Artes. Realizou diversos trabalhos junto à Pinacoteca do Estado de São Paulo. Foi pesquisadora no Projeto Leituras de Acervo do Museu Afro Brasil. Fez a curadoria da exposição “Rodrigo Linhares: vivência por reflexo” no MAC USP (2019/2020). 

INSCREVA-SE

agenda
Governo do Estado de SP