Carregando Eventos

Conversas entre cinema e arte contemporânea

Curso on-line

Data

02/08/2022 a 23/08/2022

02, 09, 16 e 23 de agosto, terças, das 19h às 21h



Vagas:—¯40 vagas



Valor: R$ 120—¯ 



Descontos: 

– 10% de desconto após a 1ª compra (cupom PACO10OFF) 

– 30% de desconto na compra do 6º curso (enviar e-mail para cursos@mis-sp.org.br) 

– Gratuidade na compra do 11º curso 

– 50% de desconto para pessoas 60+ (cupom 60+50OFF, limitado a 5 vagas por curso, 1 por CPF) 

– 50% de desconto para professores da rede pública de ensino do Estado de São Paulo (enviar e-mail para cursos@mis-sp.org.br com cópia do holerite atual mais documento de identidade. Limitado a 5 vagas por curso) 

Local: As aulas acontecem on-line, ao vivo (pelo Zoom), e a gravação pode ser acessada por até uma semana após o último encontro, mediante solicitação.

INSCREVA-SE

Com o foco nos anos 1960 e 1970 no Brasil e nos Estados Unidos, o curso pretende abordar as relações entre cinema e arte contemporânea a partir do problema da sala de cinema. Serão vistas algumas experiências de artistas usando o cinema como modelo ou forma para repensar a arte, sua história, sistema e instituições. Interessa aqui abordar não apenas as experiências e experimentações de artistas com filmes, mas principalmente seu interesse pelo cinema como forma de reenquadrar e repensar o objeto ou o campo da arte. Buscamos, assim, uma história heterodoxa da arte, na qual o filme (enquanto mídia) e o cinema (enquanto dispositivo e modo social) serviram de modelo e ferramenta de reinvenção e relativização da prática artística e da própria história da arte. 

Aula 1 | Situando o problema (e o cinema) na arte contemporânea. Ao invés de perguntar “o que é o cinema?”, perguntaremos: “onde está o cinema?”. A sala de cinema tomada como objeto, arquitetura e hábito cultural. Janet Cardiff & Georges Miller, Phillippe Parreno, Hiroshi Sugimoto. Acender as luzes, ver a sala. Claes Oldenburg (Movey House), Robert Rauschenberg, (Open Score), Nan June Paik e Fluxus. 

Aula 2 | Cinema estrutura, cinema expandido e cinema sem imagens: Richard Serra, Michael Snow, Anthony Mccall, Dan Flavin. 

Aula 3 | Cinema e arquitetura, ver as estruturas (institucionais); do site specific para o sight specific: Gordon Matta Clark e Dan Graham. 

Aula 4 | Quasi-cinema: Hélio Oiticica. 



INSCREVA-SE

Sobre a professora: Patrícia Mourão de Andrade é escritora, pesquisadora independente e curadora. Desenvolveu pesquisa de pós-doutorado no Departamento de Artes Plásticas da ECA-USP; e doutora em meios e processos audiovisuais pela mesma instituição, com período sanduíche na Columbia University. 

agenda
Governo do Estado de SP