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Ativação Rádio Livre #06 com Nildo Reggae

Esta ação faz parte da programação paralela da exposição Máscaras: Fetiches e Fantasmagorias

Data

10/03/2022

Data: 10.03, 14h às 15h 

Local: Atividade Presencial – Espaço Expositivo Paço das Artes  

Ingresso:—¯Gratuito—¯ 

Classificação: Livre—¯ 

A Rádio Livre—¯#06, do artista Gustavo Torrezan, integra a exposição “Máscaras: fetiches e fantasmagorias” que tem curadoria de Mirtes Marins de Oliveira. A rádio é um canal de difusão e amplificação de vozes, instalada em diferentes localidades que tem o objetivo de viabilizar alternativas comunicativas em contraponto ao monopólio midiático. O projeto aposta na livre elaboração de conteúdo com interlocutores independentes. 

A participação é gratuita e presencial, basta comparecer no Paço no início da atividade, sem a necessidade de inscrição prévia. Na atividade será possível conhecer o funcionamento da rádio e experimentar fazer um programa ao vivo. Será também possível saber mais sobre a experiência de Nildo com a radiofonia, que falará sobre os equipamentos básicos para montar uma emissora e um estúdio de rádio tanto por FM (frequência modulada) quanto pela internet (web rádio) com vistas a construções comunitárias de fazer coletivo e amplificação de vozes e paultas de lutas populares.

Sobre os participantes

Nildo Raggae é baiano de Feira de Santana, músico e radialista popular intuitivo. Acolhido pelo Capão Redondo desde sua—¯chegada à São Paulo há 40 anos, transformou as questões do bairro em luta cotidiana desde sua primeira experiência com o rádio, divulgando os eventos culturais, esportivos e diferentes temáticas da região e principalmente a palavra dos seus ouvintes. 

 

Sobre o artista 



Gustavo Torrezan é artista, pesquisador, educador. Em sua prática artística, volta-se a refletir sobre as estruturas de poder que configuram historicamente as organizações coletivas, bem como suas constituições culturais e identitárias. Realiza trabalhos híbridos nas quais se vale de diferentes materiais e disciplinas para discutir sobre relações de domínio, a partir das quais se modulam os processos de subjetivação da sociedade. Assim, tem interessado em observar o papel do Estado, de seus regimes administrativos, de suas autoridades e instituições. Nesse processo, evoca os campos da sociologia e da geopolítica em suas pesquisas conceituais, fazendo, muitas vezes, uso de símbolos oficiais da nação para tencionar suas conotações. Para além da experimentação com a síntese formal e com procedimentos de revisão simbólica, propõe também o debate sobre os mecanismos de poder em dispositivos do sistema das artes, aproximando-se das questões de arquivo, memória, espaço e lugar. Por vezes, seus trabalhos insurgem de circunstâncias comunitárias específicas e aproxima-se dos processos sociais ligados a uma determinada localidade. Nesse sentido, as noções de colaboração e de dialogia também vêm sendo exercitadas em sua produção. 

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