Carregando Eventos

Artes e estilo

Curso on-line

Data

23/10/2023 a 30/10/2023

23, 26 e 30 de outubro, segundas e quintas, das 19h às 21h. 

Local: As aulas acontecem on-line, ao vivo (pelo Zoom), e a gravação pode ser acessada por até uma semana após o último encontro, mediante solicitação. 

Valor: R$100,00 

INSCREVA-SE

A proposta do curso é compreender a importância do estilo no campo das artes, conceito que tem sido cada vez mais valorizado. A arte não tem existência real: o estilo, as obras de arte e as variações são as realidades próprias das linguagens da arte. Compreender a arte exige entender como o estilo se manifesta nas diferentes obras artísticas. O estilo é, assim, o anúncio de um modo de agir diante da obra de arte e com ela se relacionar: conhecer estilo é, também, compreender a arte em ação, em um momento histórico, em uma realidade cultural específica. Para esse fim, o ponto de partida e de chegada devem ser as variadas produções artísticas de valor universal e, de modo muito especial, as produções das artes brasileiras. 

O objetivo principal do curso é favorecer o desenvolvimento de estratégias que promovam a compreensão das obras de arte e, assim, introduzir o público na discussão entre estilo e artes. Para esse fim, leva a relacionar os conceitos de estilo aos processos de Interpretação e compreensão da arte, promovendo a análise de diferentes obras a partir de noções de estilística. 

Aula 1 | Afinal, o que é o estilo na obra de arte?  

As linguagens artísticas são caracterizadas pelo estilo. O estilo tem uma história que é, também, um modo de compreender o que é arte e qual a sua importância para as sociedades. “Há diferentes maneiras de se dizer a mesma coisa.” Os problemas de se estudar o estilo nas suas duas dimensões interrelacionadas: a individual e a coletiva. O estilo exige separar os elementos e as formas do todo, e que esses elementos estejam organicamente interligados. A intenção do artista, a representação da realidade e o estilo como ilusões. “Dizer de outra forma a mesma coisa é, na realidade, dizer outra coisa.” 

  Aula 2 | O estilo como assinatura, variação ou escolha 

“Há maneiras muito diferentes de dizer coisas muito semelhantes e, inversamente, maneiras muito semelhantes de dizer coisas muito diversas.” A diferença entre aquilo de que a obra trata e como o faz. A arte como produção e recepção. O desvio e a variação como realidades da arte. Estilo ou erro? A norma como estado provisório do mundo. A variação formal a partir de um conteúdo e modo de ver o mundo (mais ou menos) estável. 

 Aula 3 | O estilo como caminho para conhecer, produzir e interpretar arte 

As coisas agem e reagem umas sobre as outras. A experiência é condição da vida em comum. Assim, na arte. O estilo de um influencia de diversos modos o fazer artístico do outro: por imitação ou para contestação. A repetição dessa realidade, ou de parte dela, pode ser ato criativo, de produção artística ou de leitura. “Ler” arte é, também, um ato criativo. O estilo entretece caminhos para a criatividade, seja a do artista ou a do leitor. Ninguém é livre, a menos que se responsabilize pelo seu estilo como modo de dialogar com os outros.

Sobre o professor

José Luís Landeira tem pós-doutorado em Letras pela Universidade de Coimbra (Portugal) na área de Literatura e Educação. É doutor em Educação na área de Linguagem e Educação e mestre em Letras pela mesma universidade. É professor universitário e coordenador de cursos de pós-graduação na área das Artes. É também pesquisador e autor de livros, capítulos de livros e diversos artigos sobre temas de educação, estilística, artes e linguagens. Sua pesquisa incide sobre as relações entre as Artes (e da Literatura) nos seus diálogos entre si e com os contextos de produção e de compreensão; Artes e Estilo; as linguagens artísticas e a Transcendência. 

INSCREVA-SE

agenda
Governo do Estado de SP