Data
01/11/2019 a 02/11/2019
Imbuídos pelo desenho de observação e em diálogo com as expedições de artistas viajantes, a proposta é criar um grupo de pessoas interessadas em desenho para observar e documentar o entorno. A oficina pretende instigar nos participantes o olhar e registro para as coisas que nos cercam, sejam elas animadas ou inanimadas, sem distinção entre natureza e objetos produzidos pelo ser humano e sua cultura. Técnicas de desenho e aquarela poderão ser discutidas a medida em que cada participante tenha interesse e disponibilidade, sem anular ou moldar o gesto e a individualidade de cada um. O resultado dos encontros podem ainda ser mostrados onde aconteceu o curso, para que o público também se atente aos detalhes do lugar que passam despercebidos.
Objetivos
• Praticar o olhar para o entorno considerando os objetos do cotidiano como dados culturais.
• Registrar por meio do desenho e da aquarela itens coletados que
interessem cada participante.
• Experimentar possibilidades de desenho e pintura a partir dos exercícios/provocações propostos.
Programa
Os encontros são orientados pelo interesse naquilo que cada participante busca desenhar, e são divididos em três momentos: coleta, criação e análise coletiva. A partir dessa busca pessoal, alguns exercícios de desenho e aquarela podem ser
propostos:
Encontro 1 (01/11/2019 das 14h às 17h)
* desenho de memória x desenho de observação
* coleta e registro de objeto de interesse
* análise e comentários coletivos
Encontro 2 (02/11/2019 das 14h às 17h)
* coleta e registro de objeto de interesse
* desenho cronometrado (síntese e detalhe)
* análise e comentários coletivos
Público-alvo
Jovens e adultos interessados em desenho e aquarela
Inscrições
As inscrições, gratuitas, serão realizadas apenas pelo e-mail educativo@pacodasartes.org.br. Na mensagem deve constar as seguintes informações: nome completo, data de nascimento, número do RG, telefone para contato e no assunto “Curso com Bruno Novaes’. As matrículas serão efetivadas por meio de uma confirmação, também por e-mail.
O material de artes necessários serão disponibilizados pelo Paço das Artes. 15 VAGAS.
Sobre o professor
Bruno Novaes possui especialização em Artes Visuais pela UNESP (2012) e é arte/educador pela Universidade Belas Artes (2010). Tem obras no acervo do MAR – Museu de Arte do Rio de Janeiro, do Museu da Diversidade Sexual de São Paulo, e em diferentes prefeituras por meio de prêmio aquisição em salões de arte. Participou da 33a Bienal de Arte de São Paulo na obra de Mark Dion. Premiado pela editora Lamparina Luminosa, publicou o livro Alugo para rapazes (2018), lançado na SPARTE. Apresentou exposições individuais na Temporada de Projetos do Paço das Artes (2019), na OMA Galeria e na Casa do Olhar Luiz Sacilotto (2018). Sua produção passa por questões como identidade, memória e afeto, mistura o que é público e o que é íntimo e cria narrativas que estão no
limiar entre arte e educação, ficção e realidade. Como educador atuou em
escolas públicas e privadas no ensino de Arte e ministra oficinas nas unidades do SESC, Oficina Cultural Oswald de Andrade e em escolas livres.
—