Carregando Eventos

A arte da performance e modos de vida

Curso on-line

Data

21/11/2023 a 29/11/2023

21, 22, 28 e 29 de novembro, terças e quartas, das 19h às 21h

Valor: R$ 135  

Vagas: 20  

Público: A partir de 18 anos 

INSCREVA-SE

O curso abordará a performance enquanto manifestação de caráter artístico atrelada a aspectos sociais e políticos da cultura. Considerando diferentes períodos históricos e contextos, a performance neste curso não se define como um gênero da arte contemporânea mas como uma manifestação cultural na interface entre arte e vida. Em contato com o trabalho de artistas escolhidos e manifestações de grupos sociais distintos, o curso desenvolve noções de corporeidade, presença, transmissão e documentação. 

Aula 1 | Será dedicada a expandir a noção de performance para além de sua compreensão como gênero da arte contemporânea, entendendo-a como manifestações da cultura e memória coletiva, nas formas de trabalho, relações com a arquitetura e modos de vida.  

Aula 2 | Aprofundar as performances condicionadas pelo contexto urbano, a partir de uma reflexão sobre as questões do convívio na cidade em diálogo com estudos de caso (artistas que atuaram entre os anos 1950/60 até o século XXI).  

Aula 3 | Manifestações performáticas em contexto não urbano, especialmente no Brasil, notando o repertório em transmissão nas manifestações performáticas de tradição popular.  

Aula 4 |  Artes do espetáculo, crise da representação no teatro e da coreografia na dança. 

Sobre a professora:

Luanna Jimenes
tem formação em artes cênicas na Unicamp, dança contemporânea e performance no Centro em Movimento em Lisboa, pós-graduação em cenografia e figurino no Centro Universitário Belas Artes em São Paulo, mestrado em Estética e História da Arte pela USP. A prática continuada de criação em performance resulta em trabalhos sob diferentes suportes. Participou de programas de residência artística no Brasil e no exterior. Ligada à Galeria Mezanino em São Paulo, organizou festivais, encontros e oficinas. Coordena atividades educativas ligada a instituições e espaços independentes. Atua como docente nos cursos de pós-graduação do Senac-SP e Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Portfólio virtual: https://emperformance.wixsite.com/nucleodeperformance/copia-performances 

INSCREVA-SE

agenda
Governo do Estado de SP