Com curadoria de Priscila Arantes e Adriano Casanova, o Paço das Artes inaugura o Projeto 5 X 5, composto pela exposição individual Ultramar Sur, de Patrick Hamilton, e a mostra coletiva Copa América — Videoarte latino-americana contemporânea, com obras de Alberto Baraya (Colômbia), Alexander Apóstol (Venezuela), Jota Castro (Peru), Teresa Margolles (México) e Wilfredo Prieto (Cuba) selecionadas por Hamilton e Pamela Prado. A abertura integra a programação do aniversário de São Paulo, e acontece na quarta-feira, 25 de janeiro, Ã s 18h. Na quinta-feira, 26 de janeiro, Ã s 19h, Patrick Hamilton realiza uma palestra ao lado dos curadores.
O Projeto 5 X 5 busca investigar obras contemporâneas de artistas latino-americanos de cinco paÃses – Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e México — a partir de cinco temas distintos – história, arquivo, identidade, memória e colonização. Este último tema é o mote da primeira edição, que coloca em diálogo dois projetos do artista chileno Patrick Hamilton e a produção videográfica de outros cinco artistas da América Latina.
Para além de encontrar traços semelhantes dos aspectos culturais que compõem a latinidade, o projeto investiga a forma como diferentes artistas trabalham esses cinco temas chave para a formação cultural e polÃtica da América Latina.
—A escolha dos temas não é casual. Ela situa-se dentro de uma cartografia e de um momento histórico marcados pela necessidade de revisitar aspectos semelhantes que compõem estes paÃses e de se fazer um exercÃcio de contar a história da arte a contrapelo, como diria Walter Benjamin, apontando, assim, para a importância da produção da América Latina—, explicam os curadores.
Utramar Sur
Diversas mÃdias, como desenho, objeto e fotografia, compõem as mais recentes obras — Proyeto Lanz (2009) e Proyecto U-Boot (2010) — de Patrick Hamilton, que integram a exposição Ultramar Sur.
Ambos trabalhos possuem um forte traço polÃtico e mesclam ficção e realidade. Partem de uma ampla pesquisa sobre o mito do —ouro nazista—, segundo o qual toneladas desse valioso metal confiscadas pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial foram escondidas em tratores da marca Heinrich Lanz AG e em submarinos alemães chamados U-Boot antes de serem desviados para diversos paÃses sul-americanos, entre eles o Chile.
Pertencente à última geração de artistas vinculados à arte neoconceitual, Patrick Hamilton vive e trabalha em Santiago, no Chile. Graduado em pintura, sua trajetória iniciada em 1996 se caracteriza em termos formais e materiais pelo uso do objeto como suporte de expressão, o espaço urbano como rede e pela reflexão sobre a linguagem fotográfica. Em sua produção, a manipulação de objetos e imagens com alto simbolismo social, econômico e cultural é constante.
Copa América — Videoarte latino-americana contemporânea
Com curadoria de Patrick Hamilton e Pamela Prado, a mostra coletiva, composta por vÃdeos dos artistas Alberto Baraya (Colômbia), Alexander Apóstol (Venezuela), Jota Castro (Peru), Teresa Margolles (México), Wilfredo Prieto (Cuba), busca uma reflexão sobre a arte, a economia, o corpo e a violência distantes de um imaginário clássico latino-americano e de certas visões que assumem uma posição politicamente correta ou complacente.
Os vÃdeos selecionados privilegiam o enquadramento único e a visão direta e frontal em relação aos temas estabelecidos, utilizando este suporte como ferramenta de registro de ações, comprometidas, sobretudo, com questões sociais e polÃticas contemporâneas.
Temporada de Projetos 2012
O Paço das Artes também inaugura, em 25 de janeiro, a 1ª edição da Temporada de Projetos 2012, com Instável, o projeto curatorial selecionado de Douglas de Freitas. A exposição apresenta obras dos artistas Ana Paula Oliveira, Laura Belém, Laura Vinci, Marcelo Moscheta, Geórgia Kyriakakis, MaurÃcio Ianês e Marina Weffort.
Esta é a 10ª edição do programa, consagrado por revelar novos artistas, curadores e crÃticos. O Paço das Artes recebeu mais de 400 projetos do Brasil e do exterior para a edição de 2012. No dia da abertura, Ã s 17h, acontece ainda uma conversa entre público e curador, no Projeto Portfólio.