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Priscila Arantes lança novo livro

Professora universitária, diretora e curadora do Paço das Artes, Priscila Arantes, lança novo livro Entender como e por qual razão parcela da arte contemporânea tem se debruçado em questões que perpassam o arquivo é o mote disparador de Re/Escritura(s) da Arte Contemporânea: história, arquivo e mídia, novo livro de Priscila Arantes, que será lançado no dia 28 de setembro (segunda-feira) na Livraria Cultura do Conjunto Nacional (Avenida Paulista, 2073, SP). Com a mesma visão apurada com que desenvolveu suas curadorias em torno do tema no Paço das Artes a exemplo de —œLivro-Acervo— (2010), —œPara Além do Arquivo— (2012), —œArquivo Vivo— (2013) e MaPA: Memória Paço das Artes (2014), Priscila Arantes analisa nesta obra como a constituição do arquivo e da obra-arquivo tem forte relação com a história do contexto da arte contemporânea brasileira. A autora parte do debate sobre a suposta —œcrise— da história —“ e da história da arte —“ na primeira parte do livro para entender como alguns pensadores têm construído novos modelos de entendimento da história distintos da visão linear corrente no pensamento moderno. Em seguida, foca a discussão no campo da arte contemporânea e investiga como artistas como Rosangela Rennó, Alice Micelli, Lucas Bambozzi, entre outros, vêm trabalhando com material de arquivo a fim de propor novas re/escrituras da história. —œMais do que traçar a trajetória de artistas que emergem de um passado marginalizado para a vanguarda do presente, Arantes reflete sobre suas obras como parte das tradições experimentais do continente latino-americano—, escreve Simone Osthoff no prefácio do livro. De acordo com a pesquisadora e professora de Arte e Estudos Críticos na School of Visual Arts da Pennsylvania State University, o novo livro de Priscila Arantes é uma contribuição fundamental para os debates atuais a respeito da crise da história e da crítica de arte. —œNão será exagero considerar este livro como uma contribuição acadêmica indispensável para as questões do arquivo e da documentação na arte contemporânea—. Para Márcio Seligmann-Silva, o tema é contagiante e está na ordem do dia. —œAo ler este fascinante ensaio de Priscila Arantes sobre as Re/escrituras da arte contemporânea —“ história, arquivo e mídia, o que se desencadeou em mim foi uma verdadeira —˜febre de arquivamento—™. Priscila, que já é conhecida por suas curadorias no Paço das Artes, na USP, aqui retomadas e analisadas, que gravitam há anos em torno do tema, é também autora do livro não menos instigante Arte@Mídia: perspectivas da estética digital (SENAC, 2005), obra que já apontava para as qualidades dessa paradoxal —˜arqueologia do presente—™—, diz. *Sobre o livro Nos anos recentes, uma série de artistas trabalha a partir de arquivos, documentos e testemunhos criando obras que dialogam com acontecimentos da história e da história da arte. Artistas que trabalham com material de arquivo, que criam arquivos fictícios, que problematizam a questão do arquivamento, e artistas que desenvolvem projetos a partir de uma modalidade arquival têm sido algumas das propostas encontradas no campo da arte contemporânea. Entender como e por qual razão parcela da arte contemporânea, mais precisamente da arte brasileira atual, tem se debruçado em questões que perpassam o arquivo e o arquivamento é o objetivo principal de Re/Escritura(s) da Arte Contemporânea: história, arquivo e mídia. Ao longo do livro, a autora procura mostrar como a constituição do arquivo e da obra-arquivo tem forte relação com a própria história do contexto da arte brasileira e, também, como o desenvolvimento dessa produção pode ser entendido como uma espécie de dispositivo para novas re/escrituras da história, da história da arte e da própria obra de arte por parte dos artistas da contemporaneidade. Sobre a autora Priscila Arantes é diretora artística e curadora do Paço das Artes, instituição da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, desde 2007. Entre 2007 e 2011 foi diretora adjunta do MIS (Museu da Imagem e Som). É pós-doutora pela Pennsylvania State University (EUA), doutora em Comunicação e Semiótica pela (PUC/SP), pesquisadora, crítica de arte e professora universitária em cursos de graduação e pós-graduação stricto sensu. Em 2007, é finalista do 48º Prêmio Jabuti pela publicação —œArte@Mídia: perspectivas da estética digital— (Ed.Senac/Fapesp). Em 2012, foi contemplada com o prêmio da Getty Foundation (USA), para participar da 101ª Conferência Anual da College Art Association (CAA). SERVIÇORe/escrituras da arte contemporânea – História, Arquivo e MídiaAutora: Priscila ArantesLançamento: 28 de setembro de 2015 >> segunda-feira >> 18h30Local: Livraria Cultura do Conjunto Nacional – TérreoAvenida Paulista, 2073 —“ Tel.: (11) 3170-4033Editora Sulina/Sul Editores: www.editorasulina.com.br / Tel.: (51) 3311-4082Edição: 1ª – 2015Formato: 14 x 21 cmNº de pág.: 215Capa: Luiza HeckerPreço: R$ 40,00 Informações para a imprensa Carolina Ferreira | caferreiraaa@gmail.com | (11) 98564-9722Departamento editorial e divulgação Editora Sulina/Sul Editores | (51) 3019-2102 
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