O Paço das Artes convidou a crÃtica de arte Ananda Carvalho para fazer o acompanhamento dos projetos selecionados para a residência artÃstica rural.scapes, em São José do Barreiro (SP), nos dias 4, 5 e 6 de junho de 2014. A ação é realizada em parceria com a Secretaria do Estado de São Paulo e o SISEM (Sistema Estadual de Museus).
Ananda Carvalho integra o núcleo de crÃticos do Paço das Artes e participou do júri de pré-seleção da Temporada de Projetos.
O rural.scapes – laboratório em residência foi lançado em uma mesa-redonda com os idealizadores do projeto Rachel Rosalen e Rafael Marchetti no dia 1º de fevereiro no Paço das Artes.
Saiba mais sobre a residência
rural.scapes – laboratório em residência está sediado na casa de uma antiga fazenda de café em São Jose do Barreiro, no sopé do Parque Nacional Serra da Bocaina, situada na trÃplice fronteira entre São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
O projeto tem como foco a pesquisa, articulação, reflexão e práticas transdisciplinares artÃsticas e produção crÃtica no ambiente rural.
rural.scapes – laboratório em residência funciona como elemento interconector entre redes regionais, estaduais, nacionais e internacionais e aposta na revalorização deste meio através da revisão de nossas noções de identidade individual e coletiva em relação ao território. Estas ações funcionam como estÃmulo para o desenvolvimento de projetos que promovam novas redes produtivas e diferentes micro-economias, tornando esta região mais auto-sustentável e fomentando novos diálogos criativos entre cidade e campo.
As propostas selecionadas deverão trabalhar com relações com o local. Consideram-se conexões com o local propostas que trabalhem os elementos do entorno do local na região Estrada dos Tropeiros, entre as cidades de Silveiras e Bananal, trecho que inclui Queluz, Areias, São José do Barreiro e ArapeÃ. Serão escolhidos oito projetos por edital aberto e quatro por seleção direta. Além de Ananda Carvalho, outro crÃtico convidado acompanhará o desenvolvimento dos projetos.
Ananda Carvalho é curadora, crÃtica de arte e professora universitária. Doutoranda e Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Sua pesquisa de doutorado (com apoio de bolsa CNPq) enfoca as redes curatoriais através dos processos de criação dos curadores em exposições paulistanas contemporâneas. Em sua pesquisa de mestrado (com o apoio de bolsa CNPq) estudou os documentários brasileiros contemporâneos incorporando as confluências entre documentário e videoarte.
Escreve e pesquisa sobre arte contemporânea desde 2007 com publicações em exposições e catálogos de jovens artistas, no Canal Contemporâneo e na Revista Dasartes, entre outros. Desde 2012, integra o Núcleo de CrÃticos do Paço das Artes e participou do júri de pré-seleção da Temporada de Projetos. No mesmo ano, organizou, em conjunto com Ana Maria Maia, a publicação —Sobre Artistas como Intelectuais Públicos: respostas a Simon Sheikh— para a finalização do Ciclo de Portfólios 2012 da Casa Tomada. Em 2011, participou da residência Ateliê Aberto #5 na Casa Tomada.
Foi curadora da exposição —e se houvesse ainda e sempre e somente palavras— na dconcept, 2011; assistente de curadoria da exposição —Galeria Expandida—, Luciana Brito Galeria, 2010; curadora da exposição —[das imagens à s coisas]—, Escola São Paulo, 2009.
Foi professora nos cursos de Produção Audiovisual e Rádio e TV na FMU/FIAM/FAAM (2010-2012) e no curso de Produção MultimÃdia no Instituto Europeo di Design (2012).