Paço das Artes abre duas exposições no dia do aniversário de São Paulo

O Paço das Artes inaugura sua programação de 2012 com duas exposições: Instável, curadoria de Douglas de Freitas selecionada para a Temporada de Projetos 2012, e Projeto 5X5, mostra que traz uma seleção da produção artística contemporânea de países da América Latina. Ambas serão inauguradas no dia 25 de janeiro, quarta-feira,  em um evento que integra a programação do aniversário de 458 anos de São Paulo. O evento, que começa às 18h, é gratuito e aberto ao público.

Sobre as exposições

Instável

O projeto de curadoria Instável abre a Temporada de Projetos 2012. Com curadoria de Douglas de Freitas, a exposição traz obras de Ana Paula Oliveira, Geórgia Kyriakakis, Laura Belém, Laura Vinci, Marcelo Moscheta, Marina Weffort e Maurício Ianês. O foco do projeto, segundo Freitas, é —œreunir artistas de distintas gerações, que em suas produções lidam com a instabilidade sob diferentes aspectos—.

Para compor a tônica da exposição, o curador selecionou instalações (Ainda Não, de Ana Paula de Oliveira; Helenas e coordenadas, de Geórgia Kytiakakis; Untitled, Maurício Ianês; e Mona Lisa, de Laura Vinci), vídeos (Maré, de Marcelo Moscheta; Naufrágio, de Laura Belém) e desenhos (Marina Weffort).

O Paço das Artes recebe Douglas de Freitas e os artistas que expõem na Instável para conversa com público, na primeira edição do Projeto Portfólio. O Projeto Portfólio acontece também no dia 25 de janeiro, das 17h às 18h.

Projeto 5X5

O Projeto 5X5 é composto pela exposição individual Ultramar Sur, de Patrick Hamilton, e a mostra coletivaCopa América —“ Videoarte latino-americana contemporânea, com obras de Alberto Baraya (Colômbia), Alexander Apóstol (Venezuela), Jota Castro (Peru),Teresa Margolles (México) e Wilfredo Prieto (Cuba) selecionadas por Hamilton e Pamela Prado.

Projeto 5X5 busca investigar obras contemporâneas de artistas latino-americanos de cinco países - Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e México —“ a partir de cinco temas distintos – história, arquivo, identidade, memória e colonização. Este último tema é o mote da primeira edição, que coloca em diálogo dois projetos do artista chileno Patrick Hamilton e a produção videográfica de outros cinco artistas da América Latina.

Na quinta-feira, 26 de janeiro, às 19h, Patrick Hamilton realiza uma palestra ao lado dos curadores.

Governo do Estado de SP