O Paço das Artes constituiu uma vasta coleção de publicações, que mantém viva a memória de suas exposições e das diversas atividades de fomento à arte contemporânea que aconteceram ao longo de sua trajetória.
MaPA: Memória Paço das Artes é uma ação criada pelo Paço das Artes que iniciou um cuidadoso levantamento de seu acervo documental, organizando uma valiosa fonte de pesquisa. A iniciativa, inaugurada em 2010, fará parte do conteúdo on-line disponÃvel no site da instituição.
Hoje presenciamos um debate caloroso sobre uma possÃvel inadequação das publicações diante das possibilidades de leituras on-line. Face a esta questão, o Paço das Artes lança-se no desafio de disponibilizar neste site os principais textos curatoriais e crÃticos publicados nos catálogos das exposições que aconteceram em seu espaço nos anos 2000.
Com esta ação, a instituição demonstra a convicção de que as novas mÃdias podem incrementar as possibilidades de acesso aos materiais escritos, na medida em que permitem ultrapassar o espaço fÃsico do livro e alcançar leitores nas diversas partes do mundo.
Durante a 9ª Semana Nacional de Museus, que traz como tema —Museu e Memória—, o Paço das Artes tem o prazer de lançar a série Paço em Memória, disponibilizando on-line o texto curatorial de Priscila Arantes para a exposição Circuitos paralelos: retrospectiva Fred Forest, que esteve em cartaz de 22.05 a 17.07.2006.A escolha deste texto para dar inÃcio a essa série não foi fortuita. O caráter pioneiro desse artista na arte midiática e seu —olhar irreverente em relação aos mecanismos de produção da informação— são bastante apropriados para serem retomados e repensados neste momento de efervescência da discussão sobre as diversas facetas das novas mÃdias.Boa leitura!