Voltado para professores, orientadores pedagógicos, educadores sociais, os encontros são constituÃdos de palestras e debates que buscam construir um diálogo entre arte contemporânea e educação.
Especial Consciência negra
27 de novembro de 2010, sábado, 10h30 Ã s 12h30
A questão da arte afro-brasileira Com Renata Felinto
Arte contemporânea africana Com Juliana Ribeiro
Na primeira palestra, Renata Felinto apresenta ao público as discussões que giram em torno do termo —arte afro-brasileira—: seu surgimento, sua ampla utilização como definição de uma categoria ou de uma escola artÃstica e as implicações deste uso para a produção contemporânea brasileira. Serão tomados como Ãndices norteadores a natureza das obras produzidas (temas, materialidade, significações etc.) e os seus criadores.
A segunda palestra apresenta um panorama sobre a chamada —arte africana contemporânea—, destacando as produções de artistas de diversas partes do continente, suas inserções no universo artÃstico ocidental, além das (im)possÃveis conexões com a arte tradicional africana.
Renata Felinto é artista plástica, pesquisadora e arte-educadora, com mestrado em artes visuais pela UNESP. Coordena o Núcleo de Educação do Museu Afro Brasil.
Juliana Ribeiro é historiadora e mestre em história social pela USP. Ã pesquisadora de arte africana tradicional e assistente de coordenação do Núcleo de Educação do Museu Afro Brasil.
23 de outubro de 2010, sábado, 10h30 Ã s 12h30 Ensino da Arte como ato criador: relatos de experiencias de artÃstas educadores. Com Márcia Cirne Lima e Lucimar Bello. Márcia Cirne Lima e Lucimar Bello são artÃstas, pesquisadoras e professoras de artes visuais.
21 de agosto de 2010, sábado, 10h30 Ã s 12h30 Arte, ciência e educação Com Christina Rizzi e Martha Marandino Maria Christina Rizzi, professora doutora de Artes Plásticas e coordenadora da licenciatura em Artes Plásticas da ECA-USP, e Martha Marandino, professora doutora da Faculdade de Educação da USP (FE-USP) e coordenadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Não Formal e Divulgação em Ciência — GEENF, falam sobre mediação e público em museus e instituições culturais. 22 de maio de 2010, sábado, 10h30 Ã s 12h Arte e ensino — uma relação entre a escola e o museu Com Stela Barbieri e Mariza Spigel Stela Barbieri, curadora de educação da 29ª Bienal de São Paulo e diretora da Ação Educativa do Instituto Tomie Ohtake, e Mariza Spigel, coordenadora de arte da Escola da Vila e coordenadora assistente de educação da 29ª Bienal de São Paulo, falam sobre o ensino de arte na escola e as ações educativas nas instituições culturais. Inscrições por telefone ou mediante envio de e-mail para educativo@pacodasartes.org.br. Seleção por ordem de inscrição.