O Paço das Artes promove a série de encontros sobre arte contemporânea Diálogos Estéticos pelo terceiro ano. Serão sete encontros ao longo de 2012 — todos gratuitos –, com o objetivo de ampliar a compreensão de valores da produção contemporânea em alguns de seus diferentes aspectos, mostrando as intersecções com outras áreas do saber. CrÃticos de arte, professores, educadores e artistas dividem a mesa para expor seus pontos de vista e discutir a questão da difusão e da recepção da arte contemporânea.
O primeiro Diálogos Estéticos de 2012 acontece no dia 13 de março e apresenta um debate acerca de um dos grandes temas em voga no cenário da arte contemporânea: a curadoria. Os curadores Rejane Cintrão e Fernando Oliva apresentam suas reflexões e compartilham experiências acerca do tema proposto.
Com base nas questões e na natureza do meio artÃstico brasileiro, marcado por uma história e uma historiografia fragmentadas e dispersas, que ainda não se constituÃram publicamente, Fernando Oliva traz para o debate a existência de alternativas possÃveis, baseadas no uso das práticas da reencenação e da repetição. Para Rejane Cintrão, o principal papel e desafio do curador é tornar acessÃvel ao público a compreensão de seu projeto e das obras que o compõe.
O encontro acontece na terça-feira, 13 de março, das 19h30 Ã s 21h30. Para inscrever-se, basta mandar seu nome para educativo@pacodasartes.org.br ou ligar para (11) 3814-4832.
Sobre os convidados do Diálogos Estéticos: Curadoria na Arte Contemporânea
Fernando Oliva é curador, pesquisador e docente (Faculdade de Artes Plásticas da FAAP e Faculdade Santa Marcelina). Integra a Comissão Curatorial e de Programação do Festival Internacional de Arte Contemporânea Videobrasil. Editou a publicação de ensaios Caderno Videobrasil —Turista/Motorista—. Foi Diretor de Curadoria e Programação do Centro Cultural São Paulo e Gerente de Projetos do Paço das Artes, cargo que ocupou também no Museu da Imagem e do Som. Atuou como crÃtico e editor, com contribuições para Folha de S.Paulo (Ilustrada), Estado de S.Paulo (Caderno 2), revistas Cult, Bravo, Lapiz (Espanha) e Contemporary (Reino Unido).
Rejane Cintrão trabalha na área cultural há 27 anos, tendo sido curadora executiva do MAM São Paulo de 1993 a 2005 e responsável pela organização das exposições temporárias no MAC-USP de 1984 a 1991. Em 2009 atuou como gerente de projetos no Paço das Artes, São Paulo. Atualmente, é consultora para projetos de arte contemporânea. Entre os projetos recentemente idealizados, encontra-se o site de formação de curadores e de público para arte contemporânea www.novoscuradores.com.br, a concepção e curadorias do Espaço Cultural do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos e projetos e curadorias desenvolvidos para a Torre Santander, em São Paulo.
Diálogos Estéticos 2012
Confira a programação dos Diálogos Estéticos para 2012:
13 de março — Curadoria na arte contemporânea, com Rejane Cintrão e Fernando Oliva
19 de abril — Arte e Video Mapping, com PatrÃcia Moran e Mário Ramiro
24 de maio — Arte e cinema, com Rubens Machado e Eliseu Lopes Filho
02 de agosto — Arte e som, com Wilson Sukorski e Claudio Bueno
23 de agosto — Arte e mobilidade, com Giselle Beiguelman e Lucas Bambozzi
18 de outubro — Arte e psicanálise, com Suely Rolnik e Afonso Luz
08 de novembro — A crÃtica na arte contemporânea, com Christine Mello e Lisette Lagnado
A mediação dos encontros será feita por Priscila Arantes.
O Paço das Artes fornecerá um certificado de participação para quem participar de todos os encontros.
ATUALIZAÃÃO
A conversa sobre Arte e psicanálise, com Suely Rolnik e Afonso Luz foi adiada para o dia 22 de novembro.