O 1º Museu Aberto de Arte Urbana de São Paulo (MAAU) dá inÃcio à s suas atividades nesta quinta-feira, 29. O projeto, que conta com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura e do Paço das Artes, prevê ações artÃsticas e educativas na região de Santana, envolvendo a população local.
O dia 29 marca o inÃcio dos preparativos para os graffitis do MAAU. As intervenções do Museu estão divididas em três fases, que acontecem entre os dias 30 de setembro e 9 de outubro nas colunas que sustentam o metrô da av. Cruzeiro do Sul, no bairro de Santana.
Quem passar pela região entre as 10h e 22h poderá acompanhar o trabalho dos artistas do —Coletivo PHA—, responsáveis pelo novo colorido do local. Entre os artistas que formam o coletivo estão Chivitz, Binho Ribeiro, Akeni, Minhau, Speto, Presto, Markone, Onesto, Zezão e Highraff.
Sobre o projeto
A proposta do MAAU surgiu após a interrupção do trabalho de um grupo de artistas que grafitava este mesmo local no começo de 2011. Sem autorização legal para pintar as colunas, o grupo foi detido. Depois do ocorrido, iniciou-se um movimento para transformar a detenção em projeto artÃstico. Hoje, os grafiteiros Binho Ribeiro e Chivitz, inauguram o 1º Museu de Arte Urbana de São Paulo, com o apoio do Secretário de Estado da Cultura, Andrea Matarazzo, do Presidente do Metrô, Sergio Avelleda, de Regina Monteiro, da SP-Urbanismo, do setor Educativo da Galeria Choque Cultural e do Paço das Artes.