Visitação
30/01/2018 a 18/03/2018
Em Still Brazil, Daniel Jablonski dá forma a uma extensa pesquisa acerca da representação da imagem do Brasil em outras culturas, com foco em obras cinematográficas
O Paço das Artes — instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo — inaugura no dia 30 de janeiro, Ã s 19h, Still Brazil, de Daniel Jablonski, primeira mostra da Temporada de Projetos 2018. A exposição fica em cartaz até 18 de março na sala expositiva do térreo do MIS (av. Europa, 158) com entrada gratuita.
Em Still Brazil, Daniel Jablonski dá forma a uma extensa pesquisa acerca da representação da imagem do Brasil em outras culturas, com foco em obras cinematográficas. Os diferentes trabalhos que compõe a exposição — áudios, vÃdeos e objetos — se articulam organicamente ao redor de uma coleção de 150 stills (capturas de telas) de filmes de ação estrangeiros das mais diversas épocas e nacionalidades.
As imagens capturadas, congeladas no momento em que surgem as palavras —Brazil— ou —Brazilian—, fazem mais do que reforçar os clichês atribuÃdos ao paÃs e o que seria uma suposta —brasilidade—. Quando analisadas em conjunto, elas apontam para um fato importante: as referências ao Brasil não tem função real nas tramas, mas funcionam apenas como uma forma de contraponto. Assim, o paÃs surge como uma espécie de avesso dos roteiros, um lugar imaginário no qual todas as promessas, sonhos ou fugas dos personagens são enviados sem qualquer perspectiva de realização.
Apropriando-se de imagens de filmes e suas trilhas sonoras, o trabalho de Jablonski busca evidenciar o fato de que não há apenas uma visão sobre o Brasil no exterior, verdadeira ou falsa, mas uma extensa diversidade de possÃveis representações, na qual o público pode tanto se identificar com os clichês como também repensar sua própria identidade.
Além do trabalho de Daniel Jablonski, o júri da Temporada de Projetos 2018 – formado por Clarissa Diniz, Diego Matos, Lúcio Agra e Priscila Arantes – selecionou o projeto curatorial de Juliana Caffé e os projetos artÃsticos de Alex Santos, Felipe Braga, Flávia Mielnik, Guerreiro do Divino Amor, Ismael Monticelli, João Gonçalves, MaÃra Dietrich e Naiana Magalhães, que serão expostos ao longo do ano. Os locais e perÃodos de exibição serão divulgados em breve.
Sobre o artistaDaniel Jablonski é artista visual, professor e pesquisador independente. Sua produção multifacetada, conjugando teoria e prática, investiga o lugar do sujeito na formação de novas mitologias e discursos do cotidiano. Suas obras já foram vistas em exposições individuais e coletivas no Brasil e no exterior, notadamente no Centro Cultural São Paulo, no Instituto Tomie Ohtake, no Paço das Artes, no SESC Vila Mariana, e nas galerias Sancovsky, Zipper e Bolsa de Arte (SP) bem como na Casamata, no Centro Cultural Sergio Porto e no Espaço Cultural do BNDES (RJ), e na Universidade Torcuato Di Tella (Buenos Aires). Seus escritos, incluindo entrevistas, traduções, ensaios e crÃticas, podem ser encontrados tanto em revistas de literatura como Serrote (Instituto Moreira Salles – RJ), revistas de artes como Amarello (SP) e Ocutopus Notes (Paris), bem como publicações acadêmicas, como Concinnitas (pós-graduação em artes — UERJ) e Poiésis (pós-graduação em filosofia – UFF-Rio).
Sobre a Temporada de ProjetosA vocação experimental do Paço das Artes é constatada, principalmente, por meio da Temporada de Projetos, que foi criada com o objetivo de abrir espaço à produção, fomento e difusão da prática artÃstica jovem. Concebida em 1996, a Temporada de Projetos teve sua primeira exposição realizada em 1997 e se tornou, ao longo dos anos, um rico celeiro para a cena da jovem arte contemporânea brasileira.
Anualmente, a Temporada abre uma convocatória nacional selecionando nove projetos artÃsticos e um projeto de curadoria para serem desenvolvidos e produzidos com o respaldo do Paço das Artes. Os selecionados recebem acompanhamento crÃtico, a publicação de um catálogo sobre suas obras e um cachê de exibição. Desde seu surgimento, quando ainda era bienal (tornando-se anual em 2009), o programa possibilita a emergência de inúmeros artistas, curadores e crÃticos, muitos deles presentes na cena artÃstica atual.
Em 2014, o Paço das Artes lançou a plataforma digital MaPA, concebida por Priscila Arantes, que reúne todos os artistas, curadores, crÃticos e membros do júri que passaram pela Temporada de Projetos.
SERVIÃO Temporada de Projetos 2018 – Paço das ArtesArtista selecionado: Daniel Jablonski — Still BrazilAcompanhamento crÃtico: Nathalia LavigneJúri: Clarissa Diniz, Diego Matos, Lúcio Agra e Priscila ArantesAbertura: 30 de janeiro de 2018, terça-feira, 19hVisitação: até 18 de março de 2018Grátis
Paço das Artes no MISAv. Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo/ SP; tel.: (11) 2117-4777Horários: terça a sábado das 12h à s 21h; domingos e feriados das 11h à s 20hAgendamentos de visitas orientadas: educativo@pacodasartes.org.brFale conosco: pacodasartes@pacodasartes.org.brwww.pacodasartes.org.brhttp://mapa.pacodasartes.org.br
Informações para a imprensa – Paço das ArtesFlávio Silva | flavio.silva@pacodasartes.org.br | (11) 2117-4777 – R. 432
Informações para a imprensa – Secretaria da Cultura do Estado Gisele Turteltaub | gisele@sp.gov.br | (11) 3339-8162 Viviane Ferreira | viferreira@sp.gov.br | (11) 3339-8243