Visitação
27/06/2014 a 30/06/2014
O projeto tem como foco a pesquisa e desenvolvimento de trabalhos artÃsticos no ambiente rural, criando novas dinâmicas entre campo e cidade; saiba mais
Nos dias 29 e 30 de junho, o Paço das Artes recebe a exposição resultante da primeira edição do programa de residência rural.scapes no Espaço Subsolo.
No domingo (29), Ã s 11h, o crÃtico Mario Gioia, os curadores Rachel Rosalen e Rafael Marchetti, e os artistas Anja Ganster, Alexandre Heberte, duVa, Marcelo Armani, PatrÃcio Dalgo e Renato Holfer reúnem-se em uma mesa-redonda para compartilhar a experiência vivida durante a residência. Em seguida, haverá performance de Alexandre Heberte e Marcelo Armani.
rural.scapes — laboratório em residência é uma proposta inédita que tem como foco a pesquisa e desenvolver projetos artÃsticos no ambiente rural, criando novas dinâmicas entre campo e cidade.
A residência artÃstica rural aconteceu na Fazenda Santa Teresa em São José do Barreiro, entre os dias 8 de maio e 10 de junho de 2014. De 139 inscrições válidas de 17 paÃses e 32 cidades brasileiras, foram selecionados pelo júri 12 projetos via edital aberto. Participaram do júri Leandro Pisano (Itália), Laurita Salles (Natal), Nancy Betts (São Paulo), Rachel Rosalen (São Paulo) e Rafael Marchetti (Argentina/ (São Paulo).
Na exposição serão apresentadas a produção e pesquisa dos artistas residentes, Alessandra Cativelli (Itália), Alexandre Heberte (Juazeiro do Norte), Ana Laura Cantera (Argentina), Anja Ganster (Alemanha/ Basel), Enrico Ascoli (Itália/ França), Johan Suneson (Malmö, Suécia), Luis Duva – duVa (São Paulo), Marcelo Armani (Canoas), Marit Lindberg (Malmö, Suécia), Patricio Javier Dalgo Toledo (Quito, Equador), Renato Hofer (São Paulo), Themba Mbuyisa (Johannesburg), que participam da mostra com instalações, performances, fotografia e documentação de projeto.
rural.scapes – laboratório em residência é um projeto de Rachel Rosalen e Rafael Marchetti, apoiado pela Prefeitura de São José do Barreiro, Paço das Artes São Paulo, MIS – Museu da Imagem e do Som, Pontos MIS, SISEM e Secretaria do Estado da Cultura e premiado pelo Prêmio Rede Nacional FUNARTE de Artes Visuais 10′ edição, do Ministério da Cultura, Governo Federal.