Visitação
26/01/2012 a 22/04/2012
O Projeto 5X5 apresenta uma seleção da produção artÃstica contemporânea de paÃses da América Latina em uma compilação de trabalhos que se destacam no contexto artÃstico do século XXI
Com curadoria de Priscila Arantes e Adriano Casanova, o Paço das Artes inaugura o Projeto 5 X 5, composto pela exposição individual Ultramar Sur, de Patrick Hamilton, e a mostra coletiva Copa América — Videoarte latino-americana contemporânea, com obras de Alberto Baraya (Colômbia), Alexander Apóstol (Venezuela), Jota Castro (Peru), Teresa Margolles (México) e Wilfredo Prieto (Cuba), selecionadas por Hamilton e Pamela Prado.
O Projeto 5 X 5 busca investigar obras contemporâneas de artistas latino-americanos de cinco paÃses – Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e México — a partir de cinco temas distintos – história, arquivo, identidade, memória e colonização. Este último tema é o mote da primeira edição, que coloca em diálogo dois projetos do artista chileno Patrick Hamilton e a produção videográfica de outros cinco artistas da América Latina.
Para além de encontrar traços semelhantes dos aspectos culturais que compõem a latinidade, o projeto investiga a forma como diferentes artistas trabalham esses cinco temas chave para a formação cultural e polÃtica da América Latina.
—A escolha dos temas não é casual. Ela situa-se dentro de uma cartografia e de um momento histórico marcados pela necessidade de revisitar aspectos semelhantes que compõem estes paÃses e de se fazer um exercÃcio de contar a história da arte a contrapelo, como diria Walter Benjamin, apontando, assim, para a importância da produção da América Latina—, explicam os curadores.
Utramar Sur
Diversas mÃdias, como desenho, objeto e fotografia, compõem as mais recentes obras — Proyeto Lanz (2009) e Proyecto U-Boot (2010) — de Patrick Hamilton, que integram a exposição Ultramar Sur.
Ambos trabalhos possuem um forte traço polÃtico e mesclam ficção e realidade. Partem de uma ampla pesquisa sobre o mito do —ouro nazista—, segundo o qual toneladas desse valioso metal confiscadas pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial foram escondidas em tratores da marca Heinrich Lanz AG e em submarinos alemães chamados U-Boot antes de serem desviados para diversos paÃses sul-americanos, entre eles o Chile.
Pertencente à última geração de artistas vinculados à arte neoconceitual, Patrick Hamilton vive e trabalha em Santiago, no Chile. Graduado em pintura, sua trajetória iniciada em 1996 se caracteriza em termos formais e materiais pelo uso do objeto como suporte de expressão, o espaço urbano como rede e pela reflexão sobre a linguagem fotográfica. Em sua produção, a manipulação de objetos e imagens com alto simbolismo social, econômico e cultural é constante.
Copa América — Videoarte latino-americana contemporânea
Com curadoria de Patrick Hamilton e Pamela Prado, a mostra coletiva, composta por vÃdeos dos artistas Alberto Baraya (Colômbia), Alexander Apóstol (Venezuela), Jota Castro (Peru), Teresa Margolles (México), Wilfredo Prieto (Cuba), busca uma reflexão sobre a arte, a economia, o corpo e a violência distantes de um imaginário clássico latino-americano e de certas visões que assumem uma posição politicamente correta ou complacente.
Os vÃdeos selecionados privilegiam o enquadramento único e a visão direta e frontal em relação aos temas estabelecidos, utilizando este suporte como ferramenta de registro de ações, comprometidas, sobretudo, com questões sociais e polÃticas contemporâneas.