Mônica Nador + JAMAC + Paço Comunidade

Visitação

07/01/2015 a 22/03/2015

A mostra é resultado de oficinas colaborativas de estêncil realizadas em parceria com a artista visual Mônica Nador, o Jardim Miriam Arte Clube e o Paço Comunidade (projeto concebido em 2013 por Priscila Arantes, diretora e curadora do Paço das Artes).

O Paço das Artes abre no dia 25 de janeiro, dia do aniversário da cidade de São Paulo, a exposição Mônica Nador + JAMAC + Paço Comunidade. A entrada é gratuita.A mostra é resultado de oficinas colaborativas de estêncil realizadas em parceria com a artista visual Mônica Nador, o JAMAC (Jardim Miriam Arte Clube) e o Paço Comunidade (projeto concebido em 2013 por Priscila Arantes, diretora e curadora do Paço das Artes). O Paço Comunidade é uma ação que visa criar um diálogo entre a instituição e seu entorno, em especial, o bairro Jardim São Remo. Trata-se de um projeto de formação em arte, ministrada por um artista contemporâneo convidado, que culmina em intervenções na comunidade ou no Paço das Artes. —œConvidamos Mônica Nador —“ referência na área de arte/ comunidade —“ para o desenvolvimento de oficinas semanais realizadas na Associação Metodista Livre Agente —“ Girassol, localizada na comunidade São Remo. Esta ação foi pensada com o objetivo de trazer o resultado da atividade para espaço expositivo em 2015—, explica Arantes.As participantes da oficina criaram estampas em tecidos que foram transformadas em roupas pelo designer têxtil Renato Imbroisi, e que serão exibidas nesta mostra. No dia da abertura, às 17h, haverá um desfile.A exposição apresentará também padronagens do acervo de atividades arte-educativas do JAMAC, a ação —œParedes Pinturas—, desenvolvida pela artista desde seu mestrado, e uma mostra de vídeos com curadoria da cineasta Thais Scabio.Segundo Mônica Nador, o título da mostra nasceu com o convite do Paço das Artes por sua trajetória de 10 anos com o JAMAC, organização sem fins lucrativos que fundou na zona sul de São Paulo. —œO ateliê segue aberto fomentando o desenvolvimento sócio-artístico na periferia e pretende consolidar a estamparia como o meio de sustentabilidade do projeto—, completa. De acordo com a artista, o acervo de padronagens é rico em motivos que vão desde os geométricos, passando aos étnicos até os infantis e o processo de criação das estampas parte sempre dos mesmos princípios: os participantes são estimulados a desenhar objetos concretos com os quais têm alguma ligação afetiva, relacionados ao seu cotidiano.Mesa-redonda

No dia 14 de março (sábado), às 16h, haverá uma mesa-redonda sobre a mostra com a participação da artista plástica Mônica Nador, dos professores e pesquisadores Miguel Chaia e Mauro Pinto de Castro, e de Priscila Arantes, diretora técnica e curadora do Paço das Artes | idealizadora do Paço Comunidade. A entrada é livre e gratuita.
Mauro Pinto de Castro é professor de geografia da rede pública, membro do Núcleo Aparecida Gerônimo, integrante do Coletivo Popular e colaborador do JAMAC.
Miguel Chaia é professor do Departamento de Política do curso de pós-graduação em Ciências Sociais da PUC-SP e pesquisador do Núcleo de Estudos de Arte, Mídia e Política desta universidade.
Saiba mais sobre o Paço ComunidadeO projeto conta com a parceria do programa Aproxima-AÇÃO (da Pró-reitoria da USP) e da Associação Metodista Livre Agente (ONG localizada no Jardim São Remo). —œA ação surgiu no sentido de o Paço das Artes poder contribuir na formação em arte contemporânea de um público muitas vezes carente nesta área— afirma Priscila Arantes. Nas edições anteriores, o programa recebeu a participação de artistas como Anderson Rei, que ministrou uma intervenção urbana, e Alberto Tembo, que convidou os participantes a realizar uma obra-jogo. Saiba mais sobre o JAMACO JAMAC – Jardim Miriam Arte Clube é um ateliê de arte, espaço de formação e biblioteca aberta à comunidade do Jardim Miriam, na zona sul de São Paulo. Desde 2004 atua com ações artístico-culturais como a capacitação de jovens e adultos por meio da técnica de pintura em estêncil, intervenções em espaços públicos nas periferias e fomento à realização audiovisual visando possibilitar a prática da arte e da cultura como elementos estruturantes da sociedade.Fundado pela artista visual Mônica Nador, a partir do seu mestrado —œParedes Pinturas—, defendido na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (USP), o JAMAC é um espaço de arte-educação consolidado na região. O projeto é caracterizado por pinturas murais realizadas em diversas comunidades onde a artista e sua equipe de arte-educadores ensinam aos moradores a técnica de pintura com estêncil partindo do desenho de cada participante. A ideia é que os moradores tragam os seus repertórios locais e registrem as suas referências imagéticas nos muros.Através de parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, em 2012 o JAMAC implantou um núcleo de estamparia para confeccionar peças em tecido e papel. A estrutura do ateliê conta com equipamentos de serigrafia e busca realizar uma produção têxtil em escala. 
SHOWS
Miguel Nador (16h)
O repertório foi escolhido a partir do interesse em divulgar a canção brasileira, ao mesmo tempo em que procura uma maior aproximação entre o erudito e o popular. Sendo assim, ao interpretar uma canção popular, nota-se o uso da técnica erudita. Deste modo pode-se dizer que a segregação de gêneros está ligada à interpretação, e esta à cultura. O caráter dessa apresentação, portanto, define-se na tentativa de uma diluição das barreiras culturais formadas ao longo dos tempos. 
Leonardo Oliveira (18h)O músico tocará samba de raiz em homenagem ao aniversário de São Paulo. Mônica Nador + JAMAC + Paço ComunidadeAbertura: 25 de janeiro de 2015 >> domingo >> 15hShow Miguel Nador >> 16hDesfile >> 17hShow Leonardo (Samba de raiz) >> 18hVisitação: até 22 de março de 2015
Governo do Estado de SP