Impermanência | Marcia Vaitsman

Visitação

05/01/2016 a 28/03/2016

O vídeo “Impermanência” foi inspirado numa pedra, o resto de capitel de uma biblioteca grandiosa, que um dia esteve no centro de Atlanta (1898-1977).

O Paço das Artes –instituição da Secretaria de Estado da Cultura– exibe de 28 de janeiro a 27 de março de 2016 o trabalho Impermanência (vídeo HD, em loop, áudio, 2012), da artista Marcia Vaitsman, na Sala de Vídeo. A entrada é gratuita.
Sobre a obra
Impermanência
(Impermanence)
Vídeo HD, em loop, áudio, 2012.
Quanto tempo dura a permanência?
As antenas do vídeo Impermanência, de Marcia Vaitsman, eram visíveis a partir de sua janela —“ 27 objetos enormes, verticais que ejetavam ao céu expectativas humanas e significados particulares e coletivos. Eram construídas e desmontadas, às vezes de um mês para outro. Essas antenas podem ser vistas como alegorias metafísicas? Como totens urbanos contemporâneos? Conforme a cultura torna-se menos material e a velocidade de transferência de informação aumenta, pensemos no futuro, em como vamos negociar espaços da cidade e preservar culturas e artefatos físicos. Isso inclui o questionamento de quais objetos ou construções manteremos ou derrubaremos e como essa decisão será feita. Quanto de 2016 sobreviverá à velocidade da informação? Impermanência foi inspirado numa pedra, o resto de capitel de uma biblioteca grandiosa, que um dia esteve no centro de Atlanta (1898-1977). O único e último resto.
Sobre a artista
Marcia Vaitsman formou-se em comunicação, arte e fotografia pela ECA, Universidade de São Paulo, KHM de Colônia, Alemanha, e SCAD, EUA. Foi professora da KHM por seis anos e recebeu prêmios e reconhecimentos como Idea Capital, Prêmio Mostra de Artistas no Exterior da Fundação Bienal de São Paulo, do Prince Claus Fund, UNESCO-Aschberg e a prestigiosa residência do IAMAS no Japão. Participou de diversas mostras internacionais e dentre as individuais estão Small Acts of Kindness, Whitespace, Atlanta, MediaScans: Ondas Gigantes, CCSP e Marcia Vaitsman, Galeria Candido Portinari, Embaixada do Brasil, Roma. É pesquisadora convidada da Parsons de Nova York e faz doutorado na Universidade de Coimbra.
 
SERVIÇO
Marcia Vaitsman
Impermanência (Impermanence) | Sala de Vídeo
Inauguração: 28 de janeiro de 2016
Visitação: até 27 de março de 2016
Quartas a sextas-feiras, das 10h às 19h; sábados, domingos e feriados, das 11h às 18h | Entrada gratuita
Agendamentos de visitas orientadas: educativo@pacodasartes.org.br
 
Paço das Artes
Avenida da Universidade, 1, Cidade Universitária, São Paulo —“ SP
Tel.: (11) 3814-3842 | 3815-4895 
 
Governo do Estado de SP