Visitação
04/10/2014 a 19/10/2014
A exposição apresentará imagens de Luiz Braga e uma arqueologia da represa Jaguari-JacareÃ, entre outros.
Um mosaico formado por diversos trabalhos, em diferentes linguagens artÃsticas, produzidos ao longo das três semanas do Festival de Arte Serrinha, realizado no último mês de julho. Essa é a proposta da exposição 13° Festival de Arte Serrinha que será aberta no Paço das Artes dia 4 de outubro, à s 15h.
A mostra — com curadoria do artista plástico Fábio Delduque – ocupará os 120 m² da sala Paço Pensante do Paço das Artes, instituição da Secretaria de Estado da Cultura na USP, até o dia 19 de outubro.
Estarão expostas produções como fotos, desenhos, pinturas,filmes e objetos, com o objetivo de promover ao público o acesso ao resultado das vivência artÃsticas realizadas em 2014.
Exposição
Entre os destaques da mostra, estarão expostas seis ampliações de fotos realizadas pelo fotógrafo Luiz Braga durante o Festival, medindo1 m x 0,75 m; uma vitrine com objetos recolhidos do leito seco da represa Jacareà – Jaguari, na oficina Represa experimental — intervenção e ocupação no reservatório Jacareà — Jaguari, do artista Bené Fonteles, além de um grande painel de 90 m² que cobrirá as três paredes da sala Paço Pensante com desenhos, pinturas, fotos, filmes e documentação produzidos nas semanas do Festival.
—No Festival Arte Serrinha o mais importante é o processo de criação e não os resultados. Desta maneira, mostraremos um caleidoscópio com uma montagem que privilegiará o entendimento desse conceito—, explica o curador Fábio Delduque.
Catálogo
Na abertura da exposição, será lançado o catálogo desta edição do evento, editado por um dos idealizadores do Festival, Marcelo Delduque, e pela designer Helena Ruschel. A obra é uma espécie de costura realizada a partir do rico e diverso mosaico de imagens e pensamentos gerados durante o evento, procurando estabelecer uma narrativa coesa e, ao mesmo tempo, livre e poética.
O mote da edição é o texto-manifesto lançado durante o evento: —Em que medida chegamos aonde chegamos talhados por nossa terra e por nossas raÃzes? E como agora caminharemos por essa mesma terra que começa a secar, de tanto que dela bebemos sem repor? Quão fundo é o fosso do nosso desenraizamento? E como a força da arte e de toda a cultura pode nos indicar harmonias bonitas possÃveis? O Festival de Arte Serrinha 2014 lançou um olhar inquieto e aflito – e oxalá encantador – sobre essas questões—.
13º Festival de Arte Serrinha
O evento, ocorrido entre os dias 7 e 27 de julho, tem como cenário o convidativo bairro da Serrinha, aos pés da Serra da Mantiqueira, nos arredores da cidade de Bragança Paulista (90 km de São Paulo). A 13ª edição do festival se caracterizou pela comunhão entre a arte e a natureza e contou com curadoria do artista plástico Fabio Delduque e correalização da Busca Vida.
Dentre os destaques da programação, foram realizadas oficinas e vivências artÃsticas com Dudi Maia Rosa, José Spaniol, Bené Fonteles, Nido Campolongo e Paulo Von Poser(artes visuais); Ronaldo Fraga e Monica Godoy (moda e artes visuais); Danilo Tomic e Letieres Leite (música); Ana Luiza Trajano (Gastronomia);Morena Nascimento (Dança); Núcleo Bartolomeu de Depoimentos (Teatro hip hop) e Luiz Braga (Fotografia), além de shows com as cantoras Raquel Coutinho e Iara Rennó.
Ao longo das três semanas de festival, outras atividades se desenvolveram, como exposições, performances, espetáculos de teatro e exibição de filmes. O núcleo central é a Fazenda Serrinha, com atividades realizadas em outros locais dos arredores, como o Galpão Busca Vida e o Cine Rancho.
SERVIÃO
PAÃO DAS ARTES — EXPOSIÃÃO 13º FESTIVAL ARTE SERRINHAAbertura: 4 de outubro, sábado, à s 15h. Visitação: até 19 de outubroTerça a Sexta das 10h à s 19h. Sábados, domingos e feriados: 11h à s 18h.
GRÃTIS | LIVRE