Visitação
04/10/2011 a 04/12/2011
O Paço das Artes traz a exposição Espaços da Cor, com trabalhos de artistas do Grupo de Pesquisas Cromática da ECA/USP. A mostra fica aberta para visitação gratuita até o dia 4/12
Apresentar algumas das diversas maneiras de se utilizar a cor na arte contemporânea. Esta é a proposta de Espaços da cor, mostra que apresenta o resultado de um ano de residência no Paço das Artes dos artistas da ECA/USP que integram o Grupo de Pesquisas Cromáticas coordenado pelo artista e professor Marco Giannotti.
Os trabalhos selecionados abordam a cor nos seus diferentes usos e transformações em relação à técnica e à s linguagens. Vários estilos podem ser vistos nas pinturas de André Ricardo, Eurico Lopes, Luciano Deszo, Marcela Rangel, Paulo Pasta, TaÃs Cabral e Vitor Iwasso. Cláudio Mubarac e José Spaniol exploram os processos gráficos de impressão, as maneiras de se registrar e reproduzir a cor. Deborah Bruel, Marco Giannotti, Maura Grimaldi buscam uma abordagem poética da cor na fotografia traçando diálogos com a pintura. Já Guto Araujo, Daniel Ekizian, FabÃola Salles Mariano e Felipe Macedo utilizam o vÃdeo para colocar a cor no âmbito de uma discussão entre a imagem virtual e a narrativa.
Sobre o Grupo Cor
O Grupo de Pesquisas Cromáticas é formado por alunos e professores de Universidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Curitiba. Busca uma análise ampla do fenômeno cromático a partir do estudo de artistas, filósofos, antropólogos e cientistas. O grupo parte do entendimento de que a cor constitui uma linguagem e, como tal, requer aprendizado e reflexão. A cor faz parte de modo indissociável do mundo, da natureza que nos rodeia, da arquitetura etc. Tais processos, de uso e percepção da cor, não ocorrem de modo fixo, inalterável, mas trazem consigo marcas próprias de cada época e dos diferentes meios socioculturais. A proposta de abertura de um espaço de debate – cujo cerne das discussões gira em torno de diferentes percepções e concepções da cor -, situado em um local de grande circulação da comunidade acadêmica, como a USP, em São Paulo, favorece o fluxo de ideias entre pessoas oriundas de diversos campos de conhecimento, resultando na possibilidade promissora de troca e intercâmbio de informações.