Rua Albuquerque Lins, 1345
Higienópolis
São Paulo, SP, Brasil
CEP 01230-001
+55 (11) 4810-0392
faleconoscopda@pacodasartes.org.br

Carregando Eventos

Visita guiada à exposição “A verdade está no corpo”

Viste a exposição com o curador e artistas

Data

24/11/2023

Data: 24.11, sexta, das 19h às 20h30



Local: Paço das Artes (Rua Albuquerque Lins, 1345)



Ingresso: gratuito



Classificação 16 anos

Como forma de somar às discussões em torno do Dia da Consciência Negra, o Paço das Artes realiza uma visita guiada junto a uma conversa entre o curador Renato De Cara e os artistas Val Souza, Marcio Marianno e Luis Só, que participam da exposição “A verdade está no corpo”. 

De maneira particular a cada um, os artistas convidados exploram formas diversas de representação do corpo negro e suas identidades plurais, discutindo estereótipos construídos historicamente e até hoje propagados em meio de comunicação e internet, assim como possibilidade de autoafirmação e construção da própria narrativa. 

Sobre os artistas  

Marcio Marianno
(1978 – Santo André – SP). É artista visual e educador e trabalha em seu ateliê no Centro Histórico de São Paulo. Em suas pinturas a óleo, o artista traz o protagonismo da pessoa negra a partir de sua própria imagem e da observação e relação com personagens do seu cotidiano. Sua pesquisa mais recente se dá no campo da investigação sobre como reage a luz refletida pelos objetos de diferentes materiais, superfícies, cores e texturas, e como tentar representá-las sem que percam as suas características principais. 

Luís Só é artista multimídia e um dos cofundadores da Ouvidor 63, (Ocupação Artística/SP), onde residiu até o primeiro semestre de 2019. A poética de Só carrega influências da música, literatura, mídia, esquizofrenia e cultura afro. Atualmente, o artista participa do grupo Basa com mentoria de Lucas Velloso (Pexão), e em seu ateliê produz para sua próxima exposição, “Domingo no parque”. 

Val Souza (São Paulo, 1985) é pedagoga pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, mestre em dança pela Universidade Federal da Bahia e tem um trabalho predominantemente desenvolvido em performance. Ela chegou à sua prática artística por meio do estudo da filosofia, dos estudos culturais e de um forte interesse pela história e iconografia de mulheres negras, fato que impulsiona seu trabalho. Sua prática incorpora fotografia, vídeo e instalação por meio de uma exploração contínua da autoexposição e subjetividade. Em 2020, recebeu a Bolsa de Fotografia ZUM do Instituto Moreira Salles. Em 2022, foi a vencedora e recebeu a menção honrosa do concurso Criativo Life Before colonialism da Place Africa/ Black Academy em parceria com Goethe Mannheim, no mesmo ano participou das exposições “Contra memória”, no Theatro Municipal de São Paulo, “Por muito tempo acreditei ser livre”, no Instituto Tomie Ohtake, e “Negros na piscina”, parceria entre o Fotofestival Solar e Pinacoteca do Ceará. Em 2023, foi uma das selecionadas para o programa Nova Fotografia, do Museu da Imagem e do Som (MIS) de São Paulo. É uma das artistas vencedoras do Photo Prix Aliança Francesa com o trabalho estudos “Venus #1”, que teve sua exibição no Les Rencontres de la photographie d’Arles. 

Sobre o curador  

Renato De Cara
é Formado em jornalismo pela PUC/SP em 1985. Interessado em arte, cultura e moda, especializou-se em estética contemporânea, produzindo, escrevendo, editando e fotografando para marcas e veículos de comunicação. Colaborou para jornais como Folha de S.Paulo e O Estado de São Paulo; revistas como Vogue, World Fashion, Select e Bravo; e estúdios de criação. Foi coordenador do estúdio fotográfico da agência DPZ em 1993; do estúdio de criação Giovanni Bianco em 2001 e do marketing da marca Cavalera em 2008. Em 2006, criou a Galeria Mezanino e, até 2017, produziu e curou exposições individuais e coletivas, apresentando novos nomes e resgatando artistas em meio de carreira, cruzando linguagens e propondo novas abordagens no mercado de arte contemporânea. Em 2018, foi convidado pela Secretário de Cultura da cidade de São Paulo, André Sturm, para assumir a direção do Departamento de Museus da Cidade, com 15 equipamentos em casas e prédios históricos pertencentes ao Museu da Cidade de São Paulo. De 2020 a 2022, colaborou com conteúdo de artes visuais para o Centro Cultural b_arco e também para a galeria de arte contemporânea de mesmo nome. Hoje é curador do Paço das Artes em São Paulo e dá consultoria de arte e mentoria para variados clientes, artistas e instituições privadas.—¯ 

agenda
Governo do Estado de SP