Data
02/03/2015 a 09/03/2015
O NuÌcleo TRIÌADE e o coletivo CARTOGRAÌFICO –grupos de dança contemporaÌnea autogestionaÌrios sediados na cidade de SaÌo Paulo– convidam interessados para o coloÌquio “Publicação, Acervo e Registro”, atividade gratuita que ocorre nos dias 7 e 8 de março de 2015 (sábado e domingo), no Paço das Artes.
O objetivo do coloÌquio eÌ discutir a produçaÌo de materialidades – publicaçoÌes, acervos e arquivos – que desafiem (ou debatam) a efemeridade ontoloÌgica das artes performativas. O saÌbado seraÌ dedicado a projetos das Artes Visuais, com a presença de Ana Luisa Lima – editora da revista TatuiÌ e Graziela Kunsch – artista e editora da revista UrbaÌnia. No domingo, projetos de Dança, com a presença de Nirvana Marinho – coordenadora do Acervo Mariposa e do projeto Plataforma78.net e de Sheila Ribeiro – coordenadora do Projeto 7X7.
A atividade integra o projeto Liminaridade| 5 movimentos, contemplado pela 17a ediçaÌo do Fomento aÌ Dança para a cidade de SaÌo Paulo, realizado conjuntamente pelos dois nuÌcleos artiÌsticos ao longo de 2015. TRIÌADE e CARTOGRAÌFICO desenvolvempesquisas liminares, que buscam elastizar possiÌveis fronteiras da dança contemporaÌnea, aproximando- a de outros campos de conhecimento esteÌtico, poeÌtico e poliÌtico – primordialmente das artes visuais, do urbanismo e da geografia. Agora, na pesquisa Liminaridade, com o intuito de oxigenar, aprofundar e radicalizar suas praÌticas fronteiriças, pretendem confluir suas trajetoÌrias em 5 movimentos, cujos focos saÌo: 1. publicaçaÌo, acervo e registro; 2. cidade, deriva e cartografia; 3. des_fronteiras entre as artes; 4. arte-ativismo; 5. corpo como construçaÌo performativa. Este ColoÌquio eÌ o disparador do movimento#1.
Serviço:
COLOÌQUIO – ” PUBLICAÇAÌO, ACERVO E REGISTRO “
7 e 8 de Março de 2015 >> sábado e domingo>> das 15h aÌs 18h
GraÌtis
Paço das Artes | Espaço do Triângulo
Av. da Universidade, 1, Cidade UniversitaÌria; tel.: 11 3814 4832
CurriÌculos_Convidadas
Ana Luisa Lima
EÌ criÌtica de arte e pesquisadora do tema: literatura e artes visuais — imagem e narrativa. Editora da revista TatuiÌ (PE) desde 2006. Nos uÌltimos 6 anos, tem-se dedicado a pesquisas relacionadas aÌs resideÌncias artiÌsticas e feito parcerias com Espaços AutoÌnomos como JA.CA Centro de Arte Jardim CanadaÌ/Jardim CanadaÌ Art Center (Nova Lima-MG) e AtelieÌ Aberto (Campinas-SP). Colunista da revista online Vacatussa (http://www.vacatussa.com/colunas/anachronikas-ana-luisa-lima/). Integra o conselho editorial e eÌ colunista do jornal de assuntos latino americanos “Jornal de Borda”. Atualmente, faz parte do grupo de criÌtica do Centro Cultural SaÌo Paulo.

Graziela Kunsch

Graziela Kunsch
Artista, editora, criÌtica, curadora e educadora. Os projetos de Graziela Kunsch frequentemente implicam em um alargamento do chamado —puÌblico da arte—, relacionando-se com contextos poliÌticos e sociais. Dentro do contexto da arte, ela costuma dar respostas criÌticas a certos modos de funcionamento das instituiçoÌes. Editora da revista UrbaÌnia. Cocuradora dos projetos internacionais Arte e esfera puÌblica e Esboço para novas culturas:
projetos de cidades em debate (urbania4.org/debates) e curadora da mostra CINEMA PERIGOSO DIVINO MARAVILHOSO. Foi artista-residente no projeto The Grand Domestic Revolution (Casco, Utrecht, 2010 e 2011). Entre as suas exposiçoÌes estaÌo a 29a e a 31a Bienal de SaÌo Paulo. Doutoranda em Meios e Processos Audiovisuais na ECA-USP e membro do
grupo HistoÌria da ExperimentaçaÌo no Cinema e na CriÌtica. Website: naocaber.org
projetos de cidades em debate (urbania4.org/debates) e curadora da mostra CINEMA PERIGOSO DIVINO MARAVILHOSO. Foi artista-residente no projeto The Grand Domestic Revolution (Casco, Utrecht, 2010 e 2011). Entre as suas exposiçoÌes estaÌo a 29a e a 31a Bienal de SaÌo Paulo. Doutoranda em Meios e Processos Audiovisuais na ECA-USP e membro do
grupo HistoÌria da ExperimentaçaÌo no Cinema e na CriÌtica. Website: naocaber.org
Nirvana Marinho
Artista da dança. Gestora Cultural. Graduada em 1999 pela UNICAMP, no curso de Dança (bacharelado e licenciatura). Mestra em ComunicaçaÌo e SemioÌtica pela PUC/SP (junho,2002) com a pesquisa —Modos do Corpo se Comunicar: O Gesto na Dança—. Doutora (2006, PUC-SP) sob orientaçaÌo da Profa. Helena Katz na pesquisa —As poliÌticas do corpo contemporaÌneo: Lia Rodrigues e Xavier le Roy—. EspecializaçaÌo em GestaÌo Cultural, SENAC EAD, 2010-2011, em andamento. Participante do Programa de CapacitaçaÌo em Projetos Culturais — parte avançada do MINC-FGV (de março 2011-2012). De junho/2003 aÌ dez/2005, atuou como co-editora do site idança.net. Foi colaboradora mensal do site idança.net em 2007. Em 2008, atuou na UNESP como professora convidada do grupo de dança IAdança e no projeto Dança Vocacional da Secretaria Municipal de SaÌo Paulo. Em 2008-2009, realiza o projeto Acervo Mariposa como coordenadora geral com patrociÌnio PETROBRAS, na implementaçaÌo do acervo de viÌdeos de dança e de açoÌes educativas em torno da memoÌria. Desde 2006, se dedica a gestaÌo do Acervo Mariposa, programa cultural de gestaÌo do acervo de viÌdeos de dança.
Artista da dança. Gestora Cultural. Graduada em 1999 pela UNICAMP, no curso de Dança (bacharelado e licenciatura). Mestra em ComunicaçaÌo e SemioÌtica pela PUC/SP (junho,2002) com a pesquisa —Modos do Corpo se Comunicar: O Gesto na Dança—. Doutora (2006, PUC-SP) sob orientaçaÌo da Profa. Helena Katz na pesquisa —As poliÌticas do corpo contemporaÌneo: Lia Rodrigues e Xavier le Roy—. EspecializaçaÌo em GestaÌo Cultural, SENAC EAD, 2010-2011, em andamento. Participante do Programa de CapacitaçaÌo em Projetos Culturais — parte avançada do MINC-FGV (de março 2011-2012). De junho/2003 aÌ dez/2005, atuou como co-editora do site idança.net. Foi colaboradora mensal do site idança.net em 2007. Em 2008, atuou na UNESP como professora convidada do grupo de dança IAdança e no projeto Dança Vocacional da Secretaria Municipal de SaÌo Paulo. Em 2008-2009, realiza o projeto Acervo Mariposa como coordenadora geral com patrociÌnio PETROBRAS, na implementaçaÌo do acervo de viÌdeos de dança e de açoÌes educativas em torno da memoÌria. Desde 2006, se dedica a gestaÌo do Acervo Mariposa, programa cultural de gestaÌo do acervo de viÌdeos de dança.
Sheila Ribeiro
Artista transmiÌdia, interessada pelas dinaÌmicas da comunicaçaÌo contemporaÌnea, poetiza tensoÌes esteÌtico-politicas da cultura digital atraveÌs de conceitos, eventos, coreografias, instalaçoÌes, audiovisuais, psico-esculturas e webArt. dona orpheline eÌ o seu heteroÌnimo transitivo e zona de colaboraçaÌo. Coabita com redes ligadas aÌs artes, aÌ comunicaçaÌo e aÌ sauÌde mental (cruzadas ou naÌo) – na tensaÌo analoÌgico-digital. eÌ consultora em desenvolvimento d epoliticas publicas para as artes. Representada pela galeria Q Contemporary (Beirute), trabalha com seu marido, o antropoÌlogo italiano Massimo Canevacci, faz parte da cia de conceitos chamando ela, eÌ consultora artiÌstica no campo de refugiados FGC, El Buss (Tiro). Colaboradores representativos: BeÌnoit Lachambre, Wagner Schwartz, Sophie Deraspe.