Data
21/03/2019
O Paço das Artes — instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo — realiza no dia 21 de março a mesa-redonda —Arquitetura, História e Gestos— com participação do arquiteto e professor Guilherme Wisnik e da crÃtica Ana Maria Maia, mediados pela curadora Ana Pato. Essa é a segunda atividade da —Temporada em Foco—. A ação, gratuita, acontecerá a partir das 19h no MIS – Museu da Imagem e do Som.
A —Temporada em Foco— foi criada para ser uma extensão das exposições da Temporada de Projetos, principal programa do Paço das Artes, pioneiro no fomento, na produção e na difusão da arte contemporânea jovem brasileira. O objetivo é desmembrar o tema de cada mostra em diferentes ações e linguagens tais como oficinas, shows, debates e visitas guiadas. A primeira atividade foi a oficina —Pulsão, Magia e Técnica—, ministrada pela bailarina mineira Morena Nascimento.
Em diálogo com a mostra em cartaz —A história dos nossos gestos—, do artista visual Haroldo Saboia — que abrirá o debate falando sobre a sua obra —, o evento visa discutir arquitetura e história, a partir dos pontos de vista de especialistas em áreas de pesquisas distintas: o arquiteto Guilherme Wisnik e crÃtica de arte Ana Maria Maia. Wisnik, por exemplo, abordará a relação entre os arquitetos Oscar Niemeyer e Ludwig Mies van der Rohe, apresentando questões como —O que conta mais na concepção da arquitetura: o gesto autoral, indeterminado e aberto, ou as normas construtivas ligadas à indústria?—.
A mesa-redonda acontecerá no auditório do LabMIS (70 lugares).
Não é necessária a inscrição prévia para participar da mesa-redonda.