Carregando Eventos

Os amores de Almodóvar

Curso on-line

Data

23/10/2023 a 01/11/2023

23, 25, 30 de outubro e 01 de novembro, segundas e quartas, das 19h às 21h 

Local: As aulas acontecem on-line, ao vivo (pelo Zoom), e a gravação pode ser acessada por até uma semana após o último encontro, mediante solicitação. 

Valor: R$ 150,00 

INSCREVA-SE 

O curso é indicado para quem ama ou quer conhecer melhor o carismático cineasta espanhol, que não apenas construiu, com personalidade, uma relevante filmografia como descobriu inúmeros novos talentos com sua produtora El Deseo. Venha mapear uma crônica de sua carreira através de seus filmes e descobrir como a construção de gênero e sexualidade conseguiu fazê-lo fundir gêneros cinematográficos e unir o homem e a mulher num amálgama de emancipação do ser e da identidade mutante do querer ser.  

Aula 1 | A era dos filmes em reação à ditadura franquista. Como sua infância no interior e juventude rebelde moldaram os primeiros filmes em explosão de cores e personalidades de gêneros fluidos entre a comédia, o suspense policial e o drama.  

Filmografia sugerida: “A lei do desejo” e “Matador”. 

Aula 2 | O sucesso internacional e as comédias pantomímicas, que moldaram e revelaram carreiras de artistas famosos, como Antonio Banderas, além de transgredir a narrativa tradicional.  

Filmografia sugerida: “Mulheres à beira de um ataque de nervos” e “Kika”.  

Aula 3 | A consagração dramatúrgica: romances e melodramas que perscrutam a alma humana com muito erotismo e toques de thriller.  

Filmografia sugerida: “Carne trêmula” e “A flor do meu segredo”.  

Aula 4 | O sucesso internacional solidificando a fusão de gêneros e a libertação da identidade da alma, com tramas intimistas em oposição aos excessos estilísticos anteriores.  

Filmes sugeridos: “Tudo sobre minha mãe” e “Fale com ela”. 

Aula 5 | A nova parceira Penélope Cruz e o retorno às parcerias com Antonio Banderas e Carmen Maura.

Filmes sugeridos: “Volver”, “A pele que habito”, “Dor e glória” e “Madres paralelas”.  

Sobre o professor 

Filippo Pitanga
é pesquisador de cinema, advogado e jornalista, natural do Rio de Janeiro. Mestrando em Comunicação/Cultura pela ECO-UFRJ e pós-graduado em Cinema pela Estácio de Sá. Professor de Cinema na Academia Internacional de Cinema do Rio de Janeiro. Membro da FIPRESCI, SOCINE e Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro. Cofundador da ABRAFAN e membro da FANTLATAM. Diretor e curador do CineFantasy – IFFF e do Festival Internacional Colaborativo de Audiovisual – FICA.VC. Colunista, autor de “Lágrimas entre caixas” e comentarista convidado em diversas mídias. Participante de júris em festivais nacionais e internacionais, curador e produtor de mostras como Centenário Ingmar Bergman, 80 Anos de Leon Hirszman e 60 Anos de Carreira de Helena Ignez. 

agenda
Governo do Estado de SP