Carregando Eventos

Oficina de Estêncil | com Celso Gitahy 

Data

13 de dezembro, sábado, das 10h às 12h e das 13h às 15h30

Local

Fábrica de Cultura Itaim Paulista (R. Estudantes da China, 500 – Itaim Paulista – São Paulo, SP)

Ingresso

Gratuito | 20 vagas | Inscrições pelo telefone (11) 2025-1991 ou na Fábrica de Cultura Itaim Paulista, com a equipe de promoção e articulação

Classificação

A partir de 13 anos (não é necessário ter conhecimento prévio) 

Dando continuidade à sua vocação na área de pesquisas em artes visuais e visando expandir sua atuação geográfica e a descentralização de suas ações, o Paço das Artes criou o Paço na Cidade, programa voltado à articulação e ao fomento de ações externas.   

Em sua quarta edição, o Paço continua a parceria com Fábrica de Cultura Itaim Paulista para oferecer à comunidade uma oficina de estêncil com o artista Celso Gitahy. A ideia é apresentar conhecimentos técnicos, conceituais e históricos sobre o estêncil como linguagem artística e oferecer experiências práticas. Ao longo das atividades, os participantes desenvolverão seus próprios estênceis e colaborarão na produção coletiva de um mural, que ficará exposto temporariamente após a oficina.  

A oficina também oferece novas perspectivas de inserção criativa e comercial no campo da arte urbana e estimula a leitura crítica da paisagem urbana e o entendimento do espaço público como suporte de expressão. 

O estêncil se consolidou, nas últimas décadas, como uma das linguagens mais reconhecidas da arte urbana, presente tanto nas ruas das grandes cidades quanto em galerias, museus de arte contemporânea e até no mercado publicitário. Sua difusão mundial demonstra a força dessa técnica, que combina impacto visual, rapidez de execução e grande capacidade de comunicação. 

No espaço público, práticas visuais como o estêncil atuam como ferramentas de democratização da arte, possibilitando que diferentes grupos sociais – especialmente aqueles historicamente menos favorecidos – tenham acesso à criação e expressão artística. O artista inglês Banksy, referência global no uso criativo do estêncil, exemplifica a potência estética, política e mercadológica dessa linguagem. 

Governo do Estado de SP

Opções de acessibilidade