Data
21/05/2013 a 21/07/2013
No dia 28 de maio, terça-feira, Ã s 19h30, o Paço das Artes inaugurou as instalações site-specific Por não ser existindo e Vivo desnudo que ocupam, respectivamente, o Espaço do Quadrado e a sala de vÃdeos Paço para Ver, espaços alternativos da instituição.
Idealizadas por Geraldo Lima e Raquel Zuanon, as mostras utilizam alta tecnologia e conversam entre si. A proposta é que o visitante use o Facebook para interagir com a flor de Narciso — projetada em 3D — e componha uma melodia, através da captação de movimentos durante a permanência no espaço. Posteriormente, o arquivo sonoro poderá ser compartilhado nesta rede social ou enviado por e-mail.
As exposições ficam abertas para visitação gratuita até o dia 21 de julho de 2013.
Sobre os artistas:
Geraldo Lima é designer de moda e figurino, graduado em Desenho Industrial pela UEMG. Ã pós graduado em moda, com especialização em Arte e Cultura e mestre em Design, ambos pela UAM, além disto, é professor e pesquisador pela mesma instituição. Está ligado, também, Ã s artes cênicas com a criação de figurinos e trabalha com a relação entre moda arte e tecnologia com o desenvolvimento dos projetos NeuroBodyGame e BioBodyGame em parceria com Rachel Zuanon. Em 2002 fez um estudo a respeito da relação entre as pessoas com deficiência visual e a moda, que em Abril de 2003 resultou no lançamento da coleção Olhar, Olhares pela marca Urânio, com implantação de etiquetas em Braille, com indicação de cores nas peças de roupa.
Rachel Zuanon é doutora e mestre em Comunicação e Semiótica pela PontifÃcia Universidade Católica (PUC-SP). Atua como artista midiática, designer, pesquisadora e docente do Mestrado em Design da Universidade Anhembi Morumbi (UAM). Coordenou o Bacharelado em Design Digital e o programa de Pós-Graduação em Design de HipermÃdia, ambos da UAM. Já expôs em diversas galerias, museus e eventos, como na Galeria de Arte do SESI-SP, no Paço das Artes, no MIS (Museu da Imagem e do Som), no Itaú Cultural, na São Paulo Fashion Week, entre outros.