Data
26/06/2013 a 15/09/2013
No dia 09 de julho de 2013, Ã s 15h, o Paço das Artes inaugura a exposição individual Tautorama, da artista Ana Maria Tavares, e seis mostras individuais que integram a 3ª e 4ª Temporada de Projetos 2013, dos artistas Bruno Kurru, Felipe Bittencourt, Flávia Junqueira, Fernanda Rappa, Rafael RG e Rodrigo Sassi. O evento é gratuito e aberto ao público.
O tÃtulo da exposição de Ana Maria Tavares é Tautorama, uma palavra inventada pela artista que remete a —tautologia— — a repetição de um mesmo pensamento, expresso de diferentes maneiras – e a —hórama—, palavra grega que significa —dar a ver—, —vista— ou —espetáculo—.
Explica-se: o Paço será visto sem os painéis que delimitam seu espaço expositivo e o separam da mata que fica aos fundos do edifÃcio. A artista retirou os painéis não apenas para dar a ver o que estava escondido, mas para provocar outro tipo de reflexão sobre o espaço do museu que, desta vez, se constitui como obra.
Ana Maria Tavares pensa seu trabalho como uma reflexão acerca das noções de natureza e de artifÃcio; sobre espaço e lugar e, sobretudo, da paisagem como uma construção. —O emaranhamento geométrico e assimétrico das imagens e a tonalidade predominantemente verde e cinza das imagens formam uma espécie de floresta artificial—, diz o curador, Daniel Rangel.
Já a 3ª e 4ª Temporada de Projetos de 2013 do Paço das Artes são constituÃdas de seis mostras individuais e inéditas de artistas emergentes. A Temporada de Projetos chega à 11ª edição neste ano, firmando seu objetivo de fomentar manifestações artÃsticas da jovem arte contemporânea em suas mais variadas modalidades.
BRUNO KURRU: Experiência de desaceleração
A produção de Bruno Kurru transita e interroga as múltiplas definições de pintura e desenho, mantendo reflexões contÃnuas sobre a ocupação do espaço dentro e fora da tela de pintura. Suas obras apresentam situações que precedem as tomadas de decisões e indagações do sujeito contemporâneo.
RAFAEL RG: Até que provem o contrário
Rafael RG propõe a releitura, investigação e transição para o campo da arte de fatos históricos através da junção de documentos da época e objetos ficcionais que cria. O ponto de partida do projeto reside na ideia do artista como historiador/arqueólogo.
RODRIGO SASSI: Entre o céu e a terra, bolhas
A instalação de Rodrigo Sassi propõe a construção de uma arquitetura suspensa, de composição leve e orgânica, porém caracterizada pela rigidez, peso e brutalidade especÃficos de seus materiais.
4ª TEMPORADA DE PROJETOS
FLÃVIA JUNQUEIRA: Projeto para finais felizes
ConstruÃda a partir e livros de contos de fadas clássicos, a instalação fotográfica de Flávia Junqueira propõe a reflexão das possÃveis relações entre os campos da vivência e do imaginário. Através de repetições estéticas, o trabalho explora o espelhamento do imaginário na vida cotidiana, ou a busca incessante de realizações na vida contemporânea.
FELIPE BITTENCOURT: Performance diária
O projeto consiste em 365 desenhos — um para cada dia do ano — que apresentam propostas de realização de performances diárias. A junção dos trabalhos representa uma espécie de cronograma emocional do artista, onde a natureza da performance revela diferentes estados de humor.
FERNANDA RAPPA: Fähigkeiten
O projeto de Fernanda Rappa tem por objetivo questionar a relação entre homem, cultura e natureza por meio da documentação fotográfica dos Kleingarten (pequenos jardins), muito comuns na paisagem alemã. As imagens capturam a realidade social desses jardins e ressaltam a transformação do ambiente de acordo com as necessidades do indivÃduo.
Sobre a Temporada de Projetos
Ação pioneira no Brasil, criada em 1997, a Temporada de Projetos se tornou um celeiro de artistas, crÃticos e curadores. Ao participarem dessa ação, os artistas têm a oportunidade de serem avaliados por crÃtica, público e classe artÃstica. Desde seu surgimento, já alçou ao cenário cultural mais de uma centena de profissionais, entre artistas, curadores e crÃticos, contabilizando mais de cinquenta exposições.
O programa tem como objetivo o fomento à s manifestações artÃsticas contemporâneas, sem restrição ao suporte utilizado pelo artista ou coletivo. Além de promover a produção artÃstica por parte dos selecionados, o Programa ainda incentiva a reflexão teórica, já que cada projeto recebe uma apreciação crÃtica por um especialista convidado.
O júri deste ano foi formado Ananda Carvalho, Camila Duprat, Maikon Rangel e Paula Borghi (pré-seleção) e Nancy Betts e Priscila Arantes (seleção).
TAUTORAMA | 3ª E 4ª TEMPORADA DE PROJETOS 2013
Abertura 09 de julho de 2013, Ã s 15h
Visitação entre os dias 10 de julho e 15 de setembro
Gratuito e aberto ao público