Data
01/06/2015 a 28/06/2015
Para esta mesa-redonda, a instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo convida as lideranças guarani Cacique Ari, Jera Guarani e Lucas Keese dos Santos para conversar sobre o histórico das aldeias do MunicÃpio de São Paulo, o desenvolvimento da cultura nestes locais, a situação atual das questões de demarcação dessas áreas, ação em retomadas das terras tradicionais, significados de continuar lutando pelo modo guarani (Nhande Reko), entre outras questões.
Após a palestra, haverá a apresentação do rap —A todo povo de luta—, música criada a partir do envolvimento do professor guarani Valcenir Karai junto aos jovens alunos –especialmente Everton Tupain— na luta pela terra.
Jera Guarani
Professora guarani desde 1997 na aldeia Tenonde Porã, cursou licenciatura em pedagogia para educação indÃgena na USP 2005 á 2008. Faz parte da liderança interna na aldeia Tenonde Porã desde 2007 e tem experiência na atuação em projetos de fortalecimento cultural guarani.
Cacique Ari
Morador e Cacique da aldeia Itakupe, filho de Joaquim Augusto Martins, fundador do território Jaraguá, conhecedor profundo do modo simples e correto de viver com a natureza. Faz um trabalho precioso de continuidade do conhecimento guarani, como aquele referente ao plantio de sementes tradicionais. Contador de histórias, astuto no conhecimento de confecção de armadilhas tradicionais, e artesão com muita habilidade.
Palestra sobre Guarani Mbya no MunicÃpio de São Paulo e seus Territórios
Palestrantes: Jera – Guarani, Cacique Ari e Lucas Keese dos Santos
Abertura: 27 de junho de 2015 >> sábado >> 14h à s 17h
Paço das Artes
Avenida da Universidade, 1, Cidade Universitária, São Paulo/SP; tel.: (11) 3814-4832 | 3815-4895
Horários: Quartas a sextas-feiras >> 10h à s 19h; sábado e domingo>> 11h à s 18h
