Carregando Eventos

Bate-papo com curador | Allan Yzumizawa e Renato De Cara

Conversa presencial e gratuita

Data

10/08/2023

Data: 10 de agosto, quinta, das 19h às 20h  



Local: Paço das Artes (Rua Albuquerque Lins, 1345)



Ingresso: gratuito



Classificação indicativa livre 

Como programação paralela da Temporada de Projetos 2023, o curador selecionado Allan Yzumizawa conversa com o curador do Paço das Artes Renato De Cara. Intitulado Exercício Ka’a: exposição para seres não humanos, a coletiva é resultado de sua pesquisa no litoral da Paraíba, tendo como convidados quatro artistas de lá que também se interessam por arte, natureza e na desierarquizacão dos embates relacionais. No próprio título Ka’a, de origem no tronco tupi, encontramos o resumo sugestivo onde a floresta se configura enquanto ser vivo, e os animais, enquanto gente. Os documentos, textos, imagens e obras apresentados são fruto de uma vivência de três dias proposta pelo curador para os artistas Cris Peres, Lucas Alves, Paulo Pontes e Serge Huot. 

Allan Yzumizawa (São Paulo, SP, 1993) é pesquisador de cultura e arte contemporânea. Atua como curador no Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (MACS). Doutorando em história da arte pela Unifesp, mestre em artes visuais pela Unicamp e bacharel em artes visuais pela Unicamp. Entre os principais projetos como curador, destacam-se: Corpos da água vermelha (Prêmio ProAC 2021), A invenção do herói, MACS (2022), O encontro é um lugar impossível, Centro Cultural Correios, São Paulo (2022) e Exercício Ka’a, Centro de Arte e Cultura Arapuca, Conde, PB (2022). Possui interesse nas produções de arte contemporânea deslocadas dos centros hegemônicos e nas manifestações culturais regionais do Brasil e suas relações com as teorias pós-coloniais. Vive e trabalha em Sorocaba, SP. 

Renato De Cara é formado em Jornalismo pela PUC-SP em 1985. Em 2006, criou a Galeria Mezanino e, até 2017, produziu e realizou a curadoria de exposições individuais e coletivas, apresentando novos nomes e resgatando artistas em meio de carreira, cruzando linguagens e propondo novas abordagens no mercado de arte contemporânea. Em 2018, foi diretor do Departamento de Museus da Cidade, com 15 equipamentos em casas e prédios históricos, configurando o Museu da Cidade de São Paulo. De 2020 a 2022, colaborou com conteúdo de artes visuais para o Centro Cultural b_arco e também para a galeria de arte contemporânea de mesmo nome. Hoje é curador do Paço das Artes e dá consultoria de arte e mentoria para variados clientes, artistas e instituições privadas. 

agenda
Governo do Estado de SP