Data
24/08/2023
Data: 24 de agosto, quinta, das 19h às 20h
Local: Paço das Artes (Rua Albuquerque Lins, 1345)
Ingresso: gratuito
Classificação indicativa livre
Como programação paralela da Temporada de Projetos 2023, a artista Karola Braga conversa com Galciani Neves, responsável pelo acompanhamento crítico da artista na exposição. O projeto Lembranças de um baile de carnaval apresenta uma instalação olfativa que remonta aos bailes de carnaval do começo do século 20. Composta por esculturas em cerâmica para perfumação de frascos de lança perfume, confetes e serpentinas em papel olfativo, através de uma pesquisa histórica o projeto recria a atmosfera olfativa de um baile de carnaval de 1906, época em que o lança perfume foi introduzido pela França nos bailes de carnaval, sendo um componente icônico, não apenas na história do carnaval brasileiro, mas também, da inserção da cultura do perfume no nosso país.
Karola Braga (São Caetano do Sul, SP, 1988) é artista e pesquisadora olfativa, mestre em poéticas visuais pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA USP) e bacharel em artes plásticas pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP). Em seu trabalho, a artista busca explorar a problemática da relação ausência x presença, memória x esquecimento, trazendo as dualidades como temática que permeiam grande parte de sua produção. Um elemento recorrente em seu trabalho é a esfera olfativa. Por serem carregados de construções simbólicas e culturais, e pela sua potência em evocar memórias – individuais e coletivas –, os cheiros são pontes escolhidas pela artista para desafiar percepção e espaço, criar sensações, acessar lembranças e, sobretudo, contar histórias. Desde 2015, participa de exposições e prêmios em importantes instituições no Brasil e em países como França, Alemanha, Estados Unidos, Suíça e Irã. Integrou o Programa de Residência Artística da Cité internationale des arts em Paris pela Fundação Armando Alvares Penteado (2017) e Kooshk Residency em Teerã, contemplada pelo prêmio Kooshk Artist Residency Award – KARA, Portugal (2018). Foi nomeada para o Programa de Bolsas e Comissões do Cisneros Fontanals Art Foundation 2020 (Miami, EUA) e Bloom Art Prize Weihenstephaner 2019 (Colônia, Alemanha). Participou da 13ª Bienal do Mercosul e está entre as finalistas do 9th Art and Olfaction Awards de Los Angeles, na categoria Sadakichi Award for Experimental Work with Scent.
Galciani Neves (Fortaleza, 1978) é curadora, professora e pesquisadora no campo das artes visuais. Graduada em comunicação social pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e pós-graduada em design gráfico pelo Senac-SP, obteve o título de mestre (2009) em comunicação e semiótica pela PUC-SP e de doutora (2014) pela mesma instituição. É autora do livro Exercícios críticos: gestos e procedimentos de invenção (Educ, 2016, com auxílio Fapesp). Foi coordenadora da Escola Entrópica (Instituto Tomie Ohtake, São Paulo). Trabalhou em instituições como Fundação Bienal de São Paulo, Instituto Tomie Ohtake e MuBE (Museu Brasileiro da Escultura e da Ecologia). Foi professora colaboradora do Mestrado em Artes da UFC. Atualmente, é professora do Curso de Artes Visuais e da Pós-Graduação em Práticas Artísticas Contemporâneas na Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), coordenadora da Bolsa IAC de pesquisa do Instituto de Arte Contemporânea e uma das consultoras-colaboradoras artístico-pedagógicas da Biblioteca-Floresta, trabalho sócio-artístico-ambiental de Simone Moraes, em Goiás.—¯