A HISTÓRIA DO HOJE: CINEMA, ARTE E ENTRETENIMENTO
Curso on-line | 04, 07, 11, 14, 18 e 21 de junho, terças e sextas, das 18h às 20h
Data
04, 07, 11, 14, 18 e 21 de junho, terças e sextas
Horário
Das 18h às 20h
Valor
R$ 250
Local
As aulas acontecem on-line, ao vivo (pelo Zoom), e a gravação pode ser acessada por até uma semana após o último encontro.
Vagas: 64
Público: a partir de 16 anos
O curso propõe utilizar dos filmes contemporâneos de maior sucesso de crítica, prêmios ou bilheteria como ponto de partida para treinar o olhar do público a reconhecer os elementos estéticos, técnicos e de linguagem que remetem à história do cinema, aos grandes diretores, roteiristas, às equipes técnicas e aos atores e atrizes. O objetivo é capacitar o espectador a analisar criticamente uma obra contemporânea e entender por que ela traz uma bagagem enorme de elementos da história do cinema mundial.
Aula 1 | Barbie (2023, EUA, dir. Greta Gerwig)
A aula utilizará o maior sucesso de bilheteria do ano de 2023 como ponto de partida para analisar os elementos de “star system” e “studio system” contidos desde o processo de divulgação da obra até o lançamento e suas estratégias de negócio, das salas de cinema ao streaming. Também será abordado como Hollywood reprocessou o conceito de franquia, retrabalhou a construção da estrela e se adaptou aos novos contextos socioculturais.
Aula 2 | Close (2022, Bélgica, dir. Lukas Dhont)
A aula utilizará um dos filmes mais belos e premiados da atualidade para falar da construção de personagens com alto grau de profundidade, remetendo às propostas do cinema autoral da política dos autores da nouvelle vague, à construção de simbologias por meio de adereços, objetos e figurinos, à utilização de locações vivas e criativas e à construção dos diálogos.
Aula 3 | Drive my car (2022, Japão, dir.Ryusuke Hamaguchi)
A aula utilizará o vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro como ponto de partida para analisar o cinema contemplativo japonês que remete a diretores como Akira Kurosawa e Yasujiro Ozu, mas também à modernização narrativa do cinema nipônico no século XXI. Também será abordado como a montagem e o ritmo das cenas, os diálogos e os silêncios compõem o sentimento dos personagens.
Aula 4 | Bacurau (2019, Brasil, dir. Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles)
A aula utilizará o filme vencedor do Prêmio do Júri em Cannes para analisar quais elementos do Cinema Novo estão contidos nesta obra contemporânea e quais fazem contraposição ao movimento brasileiro dos anos 1960. Os temas da aula abordarão a ambientação nordestina, a crítica à desigualdade social, o entretenimento sobrepondo a intelectualidade panfletária, a construção de planos e a direção de fotografia pós cosmética da fome.
Aula 5 | Crimes do futuro (2022, Canadá, dir. David Cronemberg)
A aula utilizará o filme recente do ilustre diretor canadense para abordar as novas roupagens da estética noir e do movimento surrealista no cinema. De que forma o diretor soube alinhar as novas demandas temáticas e técnicas do século XXI com as características desses movimentos da história do cinema, mantendo sua linha autoral, provocativa e instigante?
Aula 6 | Estranho passageiro – Sputinik (2020, Rússia, dir. Egor Abramenko)
A aula utilizará este premiado filme recente da Rússia para abordar o cinema comercial e arte do país na contemporaneidade, em contraste com sua história de cinema de propaganda ideológica dos tempos da União Soviética. É possível ver resquícios da montagem intelectual propostas por cineastas como Sergei Eisenstein nesta obra? O cinema-poesia de Andrei Tarkovski está presente como referência nesta ficção científica, visto que o cineasta é autor da obra mais emblemática do gênero no país, “Solaris” (1972).
Sobre o professor
Franthiesco Ballerini é jornalista e doutor em Comunicação Midiática, Processos e Práticas Socioculturais, com especialização em Audiovisual e Jornalismo Cultural. Acumulou experiência como repórter, redator, crítico de cinema e correspondente em países como EUA, Índia, Canadá, México e Argentina para o jornal O Estado de S.Paulo e para a Rádio Eldorado. Foi crítico de cinema da TV Gazeta e colunista de jornalismo cultural do Observatório da Imprensa. Atualmente, é colunista de soft power do norte-americano Fair Observer. Ministrou palestras e master classes sobre cinema e jornalismo na Universidade de Chicago, Universidade de Illinois, Loyola University e Harvard University, nos EUA, além da Freie Universitat, em Berlim. É autor dos livros “Diário de Bollywood” (2009), “Cinema brasileiro no século 21” (2012), “Jornalismo cultural no século 21” (2015), “Poder suave – soft power” (2017), com prefácio do ex-ministro da Cultura, Juca Ferreira, e “História do cinema mundial” (2020), prefaciado por Walter Carvalho, diretor de Fotografia de “Central do Brasil”, indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Produziu filmes, como o documentário “Bollyworld” (2010) e “Legacy” (2015), este feito para a marca italiana Giorgio Armani, além de “Nome” (2015), seu primeiro trabalho de direção e roteiro, tendo participado de seis festivais nacionais e internacionais.
Condições dos cursos
→ Cancelamento do curso ou mudança de datas
Se o número mínimo de inscritos não for alcançado ou por motivos de caso fortuito ou força maior, o curso poderá ser cancelado ou ter datas e horários alterados. Nesse caso, a equipe entrará em contato com todos os inscritos (por e-mail) para passar as informações necessárias.
→ Problemas técnicos
Caso ocorra algum problema técnico que impeça a realização da aula, entraremos em contato com os alunos por e-mail informando a providência que será tomada em conjunto com o professor e a equipe do MIS.
→ Cancelamento de matrícula
Para cancelar sua matrícula e pedir reembolso do valor pago, envie um e-mail com sua solicitação no prazo máximo de até sete dias após a compra. Caso a realização desta compra tenha acontecido em tempo inferior a sete dias do início do curso, o cancelamento fica limitado a 48 horas antes do início do curso
Se o cancelamento da matrícula for efetuado após os prazos acima indicados, não haverá devolução do valor pago, mas o participante poderá indicar outra pessoa para sua vaga, que gozará dos 100% já pagos.
Cursos ofertados como combo não concedem o direito de reembolso por módulos após o início do primeiro módulo, já que, após a venda, ela se torna indisponível, impossibilitando que outro interessado faça a compra.
→ Certificado
Para receber o certificado de participação, é necessário assistir a 75% das aulas ministradas. O certificado será enviado no prazo de até 10 dias úteis para o -email cadastrado no ato da matrícula.
→ Desconto para pessoas a partir de 60 anos
A pessoa que irá fazer o curso deve ter 60 anos ou mais para ter direito ao desconto de 50% no valor, independentemente da idade da pessoa que adquiriu o curso, caso não seja o próprio aluno que tenha adquirido e feito o pagamento.
→ 10% de desconto após a 1ª compra (cupom MIS10OFF)
→ 30% de desconto na compra do 6º curso. Cursos comprados a partir de junho de 2021 (enviar e-mail para cursos@mis-sp.org.br)
→ Gratuidade na compra do 11º curso. Cursos comprados a partir de junho de 2021
→ 50% de desconto para professores da rede pública de ensino do Estado de São Paulo (enviar e-mail para cursos@mis-sp.org.br com cópia do holerite atual mais documento de identidade. Limitado a 5 vagas por curso)
Para eventuais dúvidas, escreva para: cursos@mis-sp.org.br