Rua Albuquerque Lins, 1345
Higienópolis
São Paulo, SP, Brasil
CEP 01230-001
+55 (11) 4810-0392
faleconoscopda@pacodasartes.org.br

Carregando Eventos

3º Paço Comunidade | mesa-redonda Mônica Nador

Data

05/03/2015 a 14/03/2015

1º Encontro Paço Comunidade: cultura e sociedade



Desde 2013 o Paço das Artes desenvolve o Paço Comunidade, programa pensado para ampliar as ações na comunidade do entorno. A partir das reflexões motivadas por esta ação e com o objetivo de fomentar e ampliar a discussão sobre acessibilidade sociocultural, o Paço das Artes promove, em parceria com o Laboratório de Estudos e Pesquisa Arte, Corpo e Terapia Ocupacional (PACTO), do curso de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, o 1º Encontro Paço Comunidade: cultura e sociedade. A atividade ocorre no dia 13 de março, às 15h. A entrada é gratuita.



Integrarão a mesa o professor Dr. Celso Favaretto da Faculdade de Educação da USP, a professora Dra. Elisabeth Lima, do Departamento de Terapia Ocupacional da USP, e Gabriela Aidar, coordenadora dos Programas Educativos Inclusivos da Pinacoteca do Estado. Os palestrantes conversarão com o público sobre as relações entre acessibilidade, educação, saúde, arte e instituição cultural.


Saiba mais sobre o Paço Comunidade


O projeto conta com a parceria do programa Aproxima-AÇÃO (da Pró-reitoria da USP) e da Associação Metodista Livre Agente (ONG localizada no Jardim São Remo). —œA ação surgiu no sentido de o Paço das Artes poder contribuir na formação em arte contemporânea de um público muitas vezes carente nesta área—, afirma Priscila Arantes, diretora e curadora do Paço das Artes | idealizadora do Paço Comunidade. Nas edições anteriores, o programa recebeu a participação de artistas como Anderson Rei, que ministrou uma intervenção urbana, e Alberto Tembo, que convidou os participantes a realizar uma obra-jogo. 




Sobre o PACTO



O Laboratório de Estudos e Pesquisa Arte, Corpo e Terapia Ocupacional – PACTO, do curso de terapia ocupacional da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), é um grupo de pesquisa cadastrado junto ao CNPq desde 1996, de caráter interdisciplinar, que tem o compromisso de desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão universitária no campo da interface arte, saúde, cultura e educação. Sua população alvo são profissionais e estudantes das artes e da saúde, e populações em situação de vulnerabilidade em função de deficiências, sofrimento mental e/ou risco social



SERVIÇO

1º Encontro Paço Comunidade: cultura e sociedade

Data: sexta-feira, 13 de março de 2015

Horário: 15h às 17h

Local: Paço das Artes (Sala Triângulo)

50 vagas

Inscrição: educativo@pacodasartes.org.br ou 3814.4832





Palestrantes



Celso Fernando Favaretto

Licenciado em Filosofia (1968) pela FFCL da Universidade Católica de Campinas, hoje, PUCCAMP. Mestre (1978) e Doutor (1988) em Filosofia pela FFLCH da USP, área de Estética. Livre-docente (2004) pela Faculdade de Educação da USP. Foi professor da Faculdade de Educação da USP, na Licenciatura em Filosofia e no Programa de Pós-Graduação(1985-2010). Atualmente, é professor-associado aposentado atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação da FE-USP e no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.



É autor dos livros Tropicália, Alegoria Alegria (1979, Ed. Kairós). 4.ed. Ateliê Editorial: 2008) e de A Invenção de Hélio Oiticica (1992). 2.ed. Edusp ( 2000). Foi membro fundador e coordenador do Centro de Estudos de Arte Contemporânea e da revista Arte em Revista (1979-1985) de pesquisa, documentação e análise da produção artístico-cultural brasileira dos anos 1960-70. Membro do conselho editorial de várias revistas de filosofia, artes e educação.



Elizabeth Lima

É terapeuta ocupacional, doutora em Psicologia Clínica pela PUC-SP, com pós-doutorado em Artes pela University of the Arts – London. Professora do Curso de Terapia Ocupacional da USP e orientadora no Programa de Pós-graduação em Psicologia da UNESP-Assis. É autora de Arte, clínica e loucura: território em mutação (Summus/Fapesp, 2009) e de diversos artigos em coletâneas e periódicos. Coordena o Laboratório de Estudos e Pesquisa Arte, Corpo e Terapia Ocupacional da USP. Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão na interface arte, cultura e saúde e nos estudos da subjetividade.



Gabriela Aidar

É graduada em História pela USP, especialista em Estudos de Museus de Arte pelo Museu de Arte Contemporânea, e em Museologia pelo Museu de Arqueologia e Etnologia, ambos da USP. Obteve o título de Master ofArts in MuseumStudies pela Universidade de Leicester, na Inglaterra.Foi coordenadora do Programa de Inclusão Sociocultural do Núcleo de Ação Educativa da Pinacoteca do Estado de São Paulo e atualmente coordena os Programas Educativos Inclusivos deste museu.



**



Mesa-redonda sobre a mostra Mônica Nador + JAMAC + Paço Comunidade



No dia 14 de março (sábado), às 16h, o Paço das Artes realiza uma mesa-redonda sobre a exposição Mônica Nador + JAMAC + Paço Comunidade. O bate-papo terá a participação da artista plástica Mônica Nador, dos professores e pesquisadores Miguel Chaia e Mauro Pinto de Castro, e de Priscila Arantes, diretora técnica e curadora do Paço das Artes | idealizadora do Paço Comunidade. A entrada é livre e gratuita.



Mauro Pinto de Castro é professor de geografia da rede pública, membro do Núcleo Aparecida Gerônimo, integrante do Coletivo Popular e colaborador do JAMAC.



Miguel Chaia é professor do Departamento de Política do curso de pós-graduação em Ciências Sociais da PUC-SP e pesquisador do Núcleo de Estudos de Arte, Mídia e Política desta universidade.



A mostra é resultado de oficinas colaborativas de estêncil realizadas em parceria com a artista visual Mônica Nador, o JAMAC (Jardim Miriam Arte Clube) e o Paço Comunidade (projeto concebido em 2013 por Priscila Arantes, diretora e curadora do Paço das Artes).



O Paço Comunidade é uma ação que visa criar um diálogo entre a instituição e seu entorno, em especial, o bairro Jardim São Remo. Trata-se de um projeto de formação em arte, ministrada por um artista contemporâneo convidado, que culmina em intervenções na comunidade ou no Paço das Artes.



—œConvidamos Mônica Nador —“ referência na área de arte/ comunidade —“ para o desenvolvimento de oficinas semanais realizadas na Associação Metodista Livre Agente —“ Girassol, localizada na comunidade São Remo. Esta ação foi pensada com o objetivo de trazer o resultado da atividade para espaço expositivo em 2015—, explica Arantes.



As participantes da oficina criaram estampas em tecidos que foram transformadas em roupas pelo designer têxtil Renato Imbroisi, e que serão exibidas nesta mostra. No dia da abertura, houve um desfile com as peças, que atualmente integram a mostra.



A exposição apresentará também padronagens do acervo de atividades arte-educativas do JAMAC, a ação —œParedes Pinturas—, desenvolvida pela artista desde seu mestrado, e uma mostra de vídeos com curadoria da cineasta Thais Scabio.



Segundo Mônica Nador, o título da mostra nasceu com o convite do Paço das Artes por sua trajetória de 10 anos com o JAMAC, organização sem fins lucrativos que fundou na zona sul de São Paulo. —œO ateliê segue aberto fomentando o desenvolvimento sócio-artístico na periferia e pretende consolidar a estamparia como o meio de sustentabilidade do projeto—, completa. De acordo com a artista, o acervo de padronagens é rico em motivos que vão desde os geométricos, passando aos étnicos até os infantis e o processo de criação das estampas parte sempre dos mesmos princípios: os participantes são estimulados a desenhar objetos concretos com os quais têm alguma ligação afetiva, relacionados ao seu cotidiano.



SERVIÇO

Mesa-redonda sobre exposição Mônica Nador + JAMAC + Paço Comunidade

Data: sábado, 14 de março de 2015

Horário: 16h

Local: Paço das Artes (Sala Triângulo)

50 vagas
agenda
Governo do Estado de SP