Carregando Eventos

Papo Contemporâneo | 2ª temporada

Datas

22.10, 05 e 19.11, 03 e 17.12.2025 e 14.01.2026

Ouça no

Spotify e YouTube do Paço das Artes

O Paço das Artes lançou seu primeiro podcast, o Papo Contemporâneo. Durante a primeira temporada, Niki Nomura visitou o ateliê de seis artistas para uma conversa sobre arte e memória a partir de suas produções.

Na segunda temporada, Renato De Cara (curador do Paço das Artes) e Diogo Barros (Educativo do Paço das Artes) também entram na conversa para coletar relatos de agentes do sistema da arte. A cada episódio, o papo gira entorno da arte e da memória a partir da trajetória e do trabalho da pessoa convidada.  

O Papo Contemporâneo faz um convite para você explorar, através da palavra, novos entendimentos sobre diversas produções artísticas. As linguagens e experiências mais particulares irão compor uma constelação de conversas, que buscam aproximar você dos processos artísticos e ampliar o diálogo com artistas, curadores, críticos e demais agentes da arte.

Ouça os episódios, que vão ao ar quinzenalmente, sempre às quartas, no perfil do Paço das Artes no Spotify e no YouTube.

Conheça as datas e os convidados da segunda temporada:

22 de outubro | Priscila Arantes

Priscila Arantes é crítica de arte, curadora, gestora cultural e pesquisadora com atuação nos campos da arte contemporânea, curadoria, estética digital, museologia e políticas da memória. É mestre e doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, onde atualmente é professora do Departamento de Artes, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Artes e Práticas Culturais e diretora adjunta da Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes. Entre 2007 e 2020, atuou como diretora artística do Paço das Artes e foi responsável pela implantação da atual sede, inaugurada em 2020 no bairro de Higienópolis, em São Paulo.  

05 de novembro | Ricardo Ribenboim

Ricardo Ribenboim é gestor cultural, artista plástico, curador, designer e especialista na concepção e realização de museus e exposições. Foi diretor do Itaú Cultural entre 1997 e 2002, do Paço das Artes em 1996 e 1997, presidente do Instituto Frans Krajcberg de Arte e Meio Ambiente e sócio-diretor da BASE7 Projetos Culturais. 

19 de novembro | João Índio

João Índio é artista visual e trabalha com colagem, utilizando cartazes, revistas e imagens encontradas, nas quais faz intervenções com caneta, tinta e adesivos de personagens da cultura pop. Trabalhou no Paço das Artes de 1989 a outubro de 2025, ano em que se aposentou, tendo sido o colaborador mais longevo da instituição e transitado por diversos setores. Sua trajetória plural inclui, entre outros, passagem pela Escola de Bailado do Municipal, ensaios no Teatro Oficina e intervenções performáticas com dança nos anos 1990, época em que ficou conhecido na noite de São Paulo. 

03 de novembro | Bárbara Iara Hugo

Bárbara Iara Hugo é travesti, negra, mestra em Educação pela PUC-SP, licenciada em Educação Artística pela UnB e treinadora pokémon. Migrante de Brasília para São Paulo, coleciona corpos desobedecidos ao atravessar performances, quadrinhos, figurinos, RPGs, videoartes, videogames e outras tantas nerdices. Com sólida experiência em gestão cultural e programas educativos, atua como gerente adjunta no Sesc Consolação. Nas horas sagradas, é idealizadora e transmissora do canal Trava no Controle. 

17 de dezembro | Claudinei Roberto da Silva

Claudinei Roberto da Silva é professor, curador e artista visual. É licenciado em Arte Educação pela USP, integra o Conselho Curatorial do MAM SP e atuou como assistente de curadoria e coordenador do núcleo educativo do Museu Afro Brasil Emanoel Araujo, além de ter integrado projetos do MAC USP e American Aliance of Museuns. Entre as diversas curadorias que realizou, estão “Modernismo desde aqui”, no Paço das Artes, e 37º Panorama da Arte do MAM de São Paulo com Cauê Alves, Cristiana Tejo e Vanessa Davidson. 

14 de janeiro | Stela Barbieri

Stela Barbieri é artista, educadora, contadora de histórias, autora e compositora. Dirige o binah espaço de arte, um lugar de educação e invenção. Foi diretora da ação educativa do Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, curadora educacional da Fundação Bienal de São Paulo e assessora na área de arte e educação para várias escolas e museus brasileiros. Publicou livros para professores e 30 livros para o público infantojuvenil. Como artista, pesquisa as materialidades e a relação da fabulação e da invenção com diversos públicos, propondo obras e oficinas. 

O Papo Contemporâneo é um podcast realizado pelo Paço das Artes. A coordenação curatorial é do Renato De Cara; a curadoria, pesquisa e produção são do Diogo Barros; a concepção, apresentação e identidade visual são do Niki Nomura. A coordenação de comunicação é da Natália de Morais Ravagnani; as artes de cada episódio são da Paula São Pedro; as redes sociais são feitas por Isabella Arice e Yuri Célico; a assessoria de imprensa fica a cargo de Clarissa Janini e Diego Andrade; e a revisão é feita pela Cristiane Futagawa [Sushi].

Governo do Estado de SP

Opções de acessibilidade