
Data
16.08, das 15h às 16h30
Local
Paço das Artes
Ingresso
Gratuito
Classificação
Livre
Com a presença de Lina Cruvinel, Renan Soares e Thix, o curador do Paço das Artes, Renato De Cara, conduz uma visita guiada pelo espaço expositivo, acompanhando cada artista e destacando detalhes e processos dos projetos contemplados na Temporada de Projetos 2025.
Artista: Thix
(Porto Alegre, 1982)
Projeto: Retificação
Vive e trabalha no Rio de Janeiro. Treinada nas técnicas do realismo clássico, pesquisa formas pelas quais a figuração ultrapassa o campo visual e adentra o simbólico, a partir da ideia de que os arquivos ocupam um lugar central no imaginário político das comunidades queer e trans como repositórios de memória coletiva, resistência e contrapoder, bem como fontes de inspiração para o futuro. Estudou desenho e pintura na Florence Academy of Art e Barcelona Academy of Art.
Artista: Renan Soares
(São Paulo, 1995)
Projeto: Grande noite
Da periferia de Parelheiros, em São Paulo, iniciou os estudos em arte na cidade de Pelotas, RS, onde viveu durante oito anos. Atualmente, reside no Rio de Janeiro, onde é doutorando em artes visuais na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Sua produção investiga como possíveis tensionamentos sobre a noção de sombra permitem discutir questões micropolíticas a partir da produção em arte contemporânea. Recorre a um procedimento importante dentro da história da arte, que é tomar a sombra e a luz como articuladores da construção de visualidade para criar objetos, esculturas, instalações e performances que tangenciam nossa percepção sobre o corpo e o espaço. Busca propor metáforas sobre o modo como percebemos o mundo e como as relações sociais atravessam nosso imaginário ligado à sombra.
Artista: Lina Cruvinel
(Goiânia, 1996)
Projeto: Razão do fogo
Vive e trabalha em São Paulo. É bacharel em artes visuais pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e mestranda em artes na Universidade Estadual de São Paulo (Unesp). Seduzida por observar cores, formas e a passagem do tempo, dedica-se à pintura. Pesquisa as possibilidades da encáustica, a fim de batalhar com as potências do invisível, para entender o que consome do mundo e como é afetada pela vida. Acredita que contar histórias é um modo poderoso de difundir conhecimento e gerar cultura.


