Data
19, 21, 26, 28 de agosto e 02 de setembro, segundas e quartas, das 19h às 21h
Local
As aulas acontecem online, ao vivo (pelo Zoom), e a gravação pode ser acessada até uma semana após o último encontro.
Valor
R$200
Pré-requisito: Não requer conhecimento prévio. Contudo, o curso é direcionado para profissionais de cultura e arte, como artistas, produtores culturais, curadores e influenciadores, interessados em aprender sobre o ambiente digital e como usar a comunicação estratégica para promover seus projetos.
O sistema contemporâneo das artes visuais é mesclado, híbrido e invadido pela internet, tanto para artistas que incorporam como linguagem o ambiente virtual em suas investigações, como para aqueles que usam essa potência para a expansão da comunicação. As redes sociais se tornaram mais um canal de relacionamento e um espaço de divulgação, atuando como um portfólio para artistas. Para os espaços de arte, funcionam como relacionamento direto com o público. Nesse contexto, pesquisadores e curadores encontraram na internet um lugar para expandir suas pesquisas e ampliar o acesso do público. Quem não está produzindo, está consumindo conteúdo!
Ana Carla Soler, curadora e pesquisadora, convidou Marina Bortoluzzi (WOW), Melissa Terres, Vivian Villanova (vivieuvi) e Rodrigo Retka para discutir sobre os aprendizados e as boas práticas que adquiriram ao produzir conteúdo para a internet. Mais do que gerar um debate de juízo de valor, o objetivo é entender os desafios de produzir conteúdo para a internet, tendo que atuar em paralelo com a sua profissão.
Aula 1: Ana Carla Soler @elasestaoaquinaarte | História do Marketing de Influência. Conceitos e algoritmos. Como atuam os diversos agentes do sistema da arte: curadores, artistas, produtores e espaços de arte. Projeto Elas Estão Aqui na Arte (@elasestaoaquinaarte).
Aula 2: Marina Bortoluzzi @womenonwalls.co | Instagram como ferramenta de intercâmbio e conexões nas artes (case de um milhão de seguidores). Plataforma WOW – Women on Walls. O digital como recurso de criação de novas realidades
Aula 3: Melissa Terres @terres_melis | Vídeos curtos sobre arte. Diferenças entre canal no Instagram e no TikTok. Quem são os públicos dos canais e o que se aprende com eles. Como organizar e produzir conteúdo.
Aula 4: Vivian Villanova @vivieuvi | YouTube como ferramenta de conteúdo. Como pensar a arte para a internet. Canais de troca com o público. Dicas sobre YouTube.
Aula 5: Rodrigo Retka @rodrigoretka | Educação e internet. Como planejar e criar material de ensino para canais digitais. Desafios para adaptar o conteúdo. Aprendizados sobre a criação de vídeo.
Sobre a mediadora
Ana Carla Soler é graduada em Relações Públicas, pós-graduada em Direção e Gestão de Marketing e especializada em Marketing Digital. Tem 17 anos de atuação em comunicação em empresas de médio e grande porte e, desde 2019, envereda sua trajetória profissional para a arte. Nesse processo, atuou como consultora de planejamento estratégico e comunicação para alguns institutos de arte, como Instituto Adelina (SP), o Instituto Juarez Machado (RS) e o Largo das Artes (RJ), além de desenvolver projetos em curadoria e direção artística. Atualmente, é graduanda em História da Arte pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), onde investiga a presença das mulheres no sistema e ensino da arte. Faz parte do grupo de Iniciação em Pesquisa Científica, sob orientação de Tamara Quírico, e do Coletivo MOTIM, sob orientação da Luciana Lyra, na UERJ. É curadora no Instituto Artistas Latinas e cofundadora do projeto @elasestaoaquinaarte, junto com Julia Lima.
Sobre os convidados
Marina Bortoluzzi
Curadora de arte e pesquisadora contemporânea. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Estética e História da Arte da Universidade de São Paulo (USP), sua pesquisa transita na intersecção entre arte, mulheres e espiritualidade. Tem mais de 13 anos de experiência em pesquisa, curadoria, conteúdo e produção de projetos de arte. Foi palestrante no South by Southwest em Austin, Texas, em 2014; no Hacktown, em Minas Gerais, em 2023; contribuidora em portais de tendências, como WGSN, JWT Intelligence e Protein; e curadora de exposições de arte no Brasil, Rússia, Alemanha e Estados Unidos. É fundadora e CEO do WOW – Women on Walls, uma plataforma colaborativa e mundial de aprendizagem, reconhecimento, financiamento e crescimento profissional para as mulheres nas artes visuais.
Melissa Terres
Gaúcha, apaixonada por arte e história, graduada em licenciatura em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Desde 2020, produz vídeos contando fatos da história da arte como uma forma de compartilhar conhecimentos, estudos e pesquisas. Foi professora de arte da educação infantil e anos iniciais, mas desde que ganhou repercussão com o trabalho digital, se dedica exclusivamente às artes e às redes sociais.
Vivian Villanova
Paulistana, 35 anos, em 2015 criou o canal Vivieuvi no YouTube, que conta com mais de 700 vídeos sobre história da arte, 1.2M de horas em conteúdo assistido e 250 mil inscritos. Paralelo à pesquisa para o Vivieuvi, realiza diversos projetos ligados ao pensamento de arte, como exposições coletivas, curadorias, parcerias com instituições para divulgação de grandes exposições, além da concepção e direção artística de três edições do projeto de arte de rua e poesia Contemporâneas Vivara, que celebra a produção de mulheres artistas. Desde 2021, ministra cursos online sobre arte e vida. Foi jurada no 64º Prêmio Jabuti.
Rodrigo Retka
Professor e fundador do projeto de arte-educação no YouTube Arte de Segunda. Formado em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com aprofundamento teórico e prático na Escola de Artes Visuais do Parque Lage e pós-graduado em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Com de 30 mil inscritos no YouTube e mais de um milhão de visualizações, o professor de arte e história da arte ensina com bom humor conteúdos pautados de forma séria para que os estudantes aprendam e entendam mais sobre o tema.