Data
01.06, das 15h às 19h
Local
Rua Albuquerque Lins, 1345 – Higienópolis – São Paulo
Ingresso
Gratuito
A primeira edição do Performa Paço deste ano contará com as performances “Na Pele”, de Antônio Pulquério, artista presente na exposição em cartaz “Geografias da ancestralidade”, e “Zomba Sapeca”, de Uberê Guelé, artista que participou da coletiva “E o palhaço, quem é!?”. Na ocasião, ocorrerá também o lançamento do catálogo da exposição “E o palhaço, quem é!?”, que reuniu mais de 40 artistas e esteve em cartaz no Paço das Artes no início do ano.
PERFORMANCES
Artista: Antônio Pulquério
Título da performance: Na Pele
Horário de início: 15h30
Duração: 10 minutos
Sinopse:
Com um instrumento de percussão na mão (do tipo agogô), o artista caminha por um espaço, tocando e declamando, em voz alta, trechos de poemas compilados para a ação performática, que tem duração média de 10 minutos.
Artista: Uberê Guelé
Título da performance: Zomba Sapeca
Horário de início: 16h
Duração: de 30 a 40 min
Sinopse:
No tupi, “sa’pek” traduz o ato de queimar, chamuscar. No nhungue, língua banta, “sapeka” é o descontente, o insatisfeito. No quimbundo, “kizomba” significa brincadeira, festa, festejo. Já em quioco, “somba” significa provocar, desafiar. “Zomba Sapeca” é o experimento de uma figura popular e urbana, que brinca com as contradições de um corpo diaspórico, e que usa de elementos visuais, do som, do cheiro e da poesia para chamuscar, desafiar e festejar.